Diagnóstico do Uso do Marketing Digital por Produtores Rurais do Estado de Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Marketing digital, Mídias Sociais

Resumo

Diante da relevância do marketing digital para os negócios, o presente estudo objetiva identificar os usos deste tipo de marketing feito por produtores rurais e propor um framework que auxilie na adoção de estratégias de marketing digital para esse público. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo coletou informações sobre o uso do marketing digital com 20 produtores rurais do Estado de Minas Gerais, no intuito de diagnosticar como estes têm utilizado este recurso. Para isso, foi desenvolvido um questionário com informações sociodemográficas e com questões versando sobre recursos de marketing digital utilizados entre produtores rurais. Ao todo foram obtidas 20 respostas, em que se notou o baixo uso e conhecimento de recursos de marketing digital entre os produtores, quadro esse que se justifica por limitações macroestruturais, como as deficiências de infraestrutura, falta de capacitação e aprimoramento das práticas de gestão. A partir dos resultados do presente estudo, espera-se que o framework proposto possa servir de referência para o planejamento estratégico de marketing digital para pequenos produtores rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo de Paula Casemiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), na linha Estratégia, Gestão e Tecnologia em Organizações, onde analisou a presença de conteúdos sobre gestão da diversidade nos currículos dos cursos de bacharelado em Administração de Universidades Federais do Brasil, tendo cursado esta pós-graduação como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha Tecnologia Social, onde desenvolveu uma pesquisa sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no contexto da produção científica nacional e uma análise sobre a construção do conhecimento sobre o tema num grupo na rede social Facebook. Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - IESACRE (2011), tendo cursado o referido curso como beneficiário de bolsa integral através do Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Graduado em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o estudo sobre o perfil da produção científica sobre gastronomia em periódicos brasileiros de turismo. Pós-graduado em Gestão Urbana e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP-FIOCRUZ, onde desenvolve a proposta de intervenção intitulada "Gestão Urbana e Big Data: modificando a atuação na gestão, a partir da análise de grandes dados". Pós-Graduado em Comunicação e Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (ICICT - FIOCRUZ), onde desenvolveu uma proposta de Plano de Comunicação em saúde mental, no intuito de promover uma interlocução do tema entre estudantes universitários. Pós-Graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde desenvolveu como pesquisa final do curso, um estudo sobre a aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no setor cervejeiro. Foi pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC - UNIR) entre os anos de 2014 e 2018, e do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES - UFRJ) no período de 2017 a 2018. Foi pesquisador participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações (GEPORG-UNIR) entre os anos de 2012 e 2016. Possui experiência na área de Administração, Alimentos e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gastronomia contemporânea, segurança alimentar, comportamento organizacional, diversidade nas organizações, gestão ambiental, gestão urbana, sociologia urbana, tecnologias sociais, negócios sociais e divulgação científica. Áreas de interesse: gastronomia, saúde do trabalhador, gestão de pessoas, estudos sobre competências comportamentais em administração e ensino em administração.

Tallyrand Moreira Jorcelino, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Engenheiro Agrônomo, Biólogo e graduando em Administração e em Gestão de Políticas Públicas na Universidade de Brasília (UnB - Brasília/DF). É Analista A (Gestão de Campos Experimentais Vegetal e Florestal) na área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I) com atuação no Núcleo de Apoio a Programação (NAP), integrando o Grupo de Suporte à Governança e Gestão de Projetos (Escritório de Gerenciamento de Projetos - EGP) da Embrapa Agroenergia, Brasília/DF. Desde 1º/12/2008 tem experiência na área de orçamento público, plano plurianual, gestão de projetos, programação em transferência de tecnologia junto à Embrapa Transferência de Tecnologia - SNT (2008-2010), ao Departamento de Transferência de Tecnologia - DTT (2010-2018), e à Secretaria de Desenvolvimento Institucional - SDI (2018) da Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante quatro anos, 2018 a 2022 desempenhou atividades relativas a análises biológicas, sorológicas e moleculares de folhas sintomáticas de virose (e não sintomáticas) no Laboratório de Virologia Vegetal e em Quarentenários da Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília/DF. Participa do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Inovação e Serviços (LinSeLab) (www.linselab.unb.br) junto à Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE-UnB).

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020) na linha de pesquisa em Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas, educação/ensino e interdisciplinar. Pertence e lidera o Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (VALE INOVAR). Possui experiência como docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Atualmente é Editor-Chefe da Revista Científica Eixos Tech. Também possui experiência em Educação a Distância (EaD) como Professor, Professor Orientador e Tutor. Possui experiência como coordenador de curso técnico integrado ao Ensino Médio e de Curso Superior. Os campos temáticos de interesse são Administração Geral, Gestão de Organizações, Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. Atualmente é o coordenador do curso de Administração do IFSULDEMINAS Campus Passos e realiza estágio pós-doutoral em Economia no CEDEPLAR da UFMG.

Alyce Cardoso Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (2017) onde foi fundadora e diretora de Marketing da Empresa Júnior TriVallis Consultoria (2014-2016). Realizou intercâmbio institucional na Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), onde cumpriu disciplinas da licenciatura e mestrado em Marketing e do mestrado em Comunicação Estratégica (2015/2016). É técnica em Gestão Empresarial com ênfase em Contabilidade pelo Colégio CEST, Ipatinga - MG (2012). Foi professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Atualmente é docente efetiva do curso de Administração do IF Sul de Minas - Campus Passos. Possui interesse de pesquisa, principalmente, na área de Marketing, atuando com Comportamento do Consumidor, Cultura do Consumo, Identidade e Metodologias Qualitativas.

Sheldon William Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2022) na área de concentração em Estratégia de Negócios Globais e Finanças Corporativas. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (2012). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias Ativas e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006). Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação em Gestão, com experiência na coordenação de cursos de tecnologia, bacharelado e pós-graduação. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.Temas de interesse: eficiência de organizações públicas e privadas, empreendedorismo, comércio exterior, relações internacionais, aprendizagem organizacional e metodologias inovadoras de ensino. 

Referências

ABRAMS, K. M.; SACKMANN, A. Are alternative farmers yielding success with online marketing and communication tools for their social capital and business viability? Journal of Applied Communications, v. 98, n. 3, p. 5, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4148/1051-0834.1085. Acesso em: 04 out. 2024.

AMBRA. Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. 7ª Pesquisa Hábito do Produtor Rural. 2017. Disponível em: https://pt.slideshare.net/VeronicaRRSouza/pesquisa-hbitos-do-produtor-rural-2017-abmra. Acesso em: 16 jan. 2024.

BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball sampling: Problems and techniques of chain referral sampling. Sociological methods & research, v. 10, n. 2, p. 141-163, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.1177/004912418101000205. Acesso em: 04 out. 2024.

BOURDIEU, P. Distinction: a social critique of the judgement of taste. Londres: Taylor and Francis, 2010.

BREITENBACH, R. Estratégias de enfrentamento dos efeitos da pandemia na agricultura familiar. Desafio Online, v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.55028/don.v9i1.10941. Acesso em: 04 out. 2024.

BUAINAIN, A. M.; CAVALCANTE, P.; CONSOLINE, L. Estado atual da agricultura digital no Brasil: inclusão dos agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Santiago: Nações Unidas, 2021. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/e5b766ce-7a5c-4171-9e14-c40a527b6b48/content. Acesso em: 04 out. 2024.

CÂNDIDO, M. et al. Perfil dos pequenos e médios produtores em relação à adoção de tecnologias do Agro 4.0. Brasília, DF: 2021.

CASEMIRO, Í. P. et al. Inovação Em Sociedade Rural e Periurbana com a Adoção de Marketing Digital na Agricultura Familiar Mineira. In: Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 7. 2024. Anais... Online, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/20790. Acesso em: 04 out. 2024.

CHUNG, Y. C. Y.; CHANG, H.; KITAMURA, Y. Digital and traditional media advertising and business performance of agribusiness firms-Empirical evidence in Japan. Agricultural Economics, v. 67, n. 2, p. 51-59, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17221/393/2020-AGRICECON. Acesso em: 04 out. 2024.

GGI. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2022. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023.

CONCEIÇÃO, A. F.; FREITAS, A. F. Cadeias Curtas e Internet: utilização de estratégias de comunicação na conexão entre consumidores e produtores. In: Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais–Terra, trabalho e lutas no século XXI: projetos em disputa, 8. Anais... Araraquara, SP, 2018.

CONTRIGIANI, A. C. et al. O uso das estratégias de marketing para a comercialização de cestas agroecológicas: um estudo de caso na Cooperflora. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020. Disponível em: https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/5329/3344. Acesso em: 04 out. 2024.

COSTA, D. K.S. Estratégias de Comunicação e Marketing de Agricultoras da Casa das Trabalhadoras Rurais de Cachoeira do Sul/RS em meio à pandemia. 2021. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1515. Acesso em: 04 out. 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRUZ, N. B. et al. Acesso da agricultura familiar ao crédito e à assistência técnica no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 59, p. e226850, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2021.226850. Acesso em: 04 out. 2024.

DIAZ, A. C. et al. Factors affecting farmers’ willingness to adopt a mobile app in the marketing of bamboo products. Resources, Conservation & Recycling Advances, v. 11, p. 200056, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rcradv.2021.200056. Acesso em: 04 out. 2024.

FEIDEN, A.; RAMOS, M. J.; SCHWANKE, J. O comércio eletrônico como ferramenta de comercialização para a agricultura familiar. Redes (St. Cruz do Sul Online), v. 25, p. 2151-2170, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15092. Acesso em: 04 out. 2024.

FORTINI, R. M. Um novo retrato da agricultura familiar do estado de Minas Gerais a partir dos dados do censo agropecuário 2017. Viçosa, MG: IPPDS, UFV, 2021. Disponível em: https://www.ippds.ufv.br/wp-content/uploads/2021/07/Cartilha-Minas-1.pdf. Acesso em: 04 dez. 2023.

GAZOLLA, M.; AQUINO, J. R. Reinvention of family farming markets in Brazil: the novelty of digital marketing sites and platforms in times of COVID-19.Agroecology and Sustainable Food Systems, v. 46, n. 6, p. 902-927, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21683565.2022.207299. Acesso em: 04 dez. 2023.

GODOY, W. I.; SANSSANOVIEZ, A.; PEZARICO, G. Limites e possibilidades do uso das TICs pela agricultura familiar na região Sul do Brasil. Redes: Revista do Desenvolvimento Regional, v. 25, n. 2, p. 2086-2104, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.14768. Acesso em: 04 dez. 2023.

GOMES, J. B. P., et al. Produção Orgânica no Assentamento Itamarati em Ponta Porã, estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, nov. 2014. Disponível em: https://revista.aba-agroecologia.org.br/cad/article/view/16559. Acesso em: 04 out. 2024.

GOULART, R. D. et al. O uso do WhatsApp como ferramenta mercadológica no segmento de supermercados. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 3, p. 41-54, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n3.p41-54.846. Acesso em: 04 out. 2024.

GREGOLIN, M. R. P. et al. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em uma cooperativa agroindustrial em Concórdia, Santa Catarina. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 12, n. 3, p. 622-628, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18378/rvads.v12i3.4222. Acesso em: 04 out. 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017: Resultados definitivos. Rio de Janeiro: IBGE/SIDRA. 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017. Acesso em: 29 jan. de 2024.

MALUF, R. S. Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, v. 25, n. 1, 2004. Disponível em: https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/ensaios/article/view/2061. Acessoe em: 29 jan. 2024.

MARTINS, M. et al. O marketing rural como ferramenta de auxílio na Agricultura Familiar: Um Estudo de Caso no assentamento Conquista/MS. ReCodaf: Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, v. 3, n. 2, p. 38-52, 2017. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/58. Acesso em: 04 out. 2024.

MASRIANTO, A. et al. Digital marketing utilization index for evaluating and improving company digital marketing capability. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, v. 8, n. 3, p. 153, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/joitmc8030153. Acesso em: 04 out. 2024.

MINTZBERG, H. Gerenciando. Porto Alegre: Bookman, 2010.

LIRA NETO, J.C.G et al. Reflexos da pandemia de covid-19 na venda de alimentos em feiras livres no Maciço de Baturité-CE. Saúde em Debate, v. 48, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8573. Acesso em: 04 out. 2024.

NIEDERLE, P. A.; SCHNEIDER, S.; CASSOL, A. P. (Orgs). Mercados alimentares digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2021.

NOGUEIRA, V. G. C.; MARCELINO, M. Q. S. Covid-19: impactos e estratégias para a comercialização de alimentos da agricultura familiar no DF. Revista de Política Agrícola, v. 30, n. 1, p. 117, 2021. Disponível em: https://seer.sede.embrapa.br/index.php/RPA/article/view/1641. Acesso em: 04 out. 2024.

NUNES, L. G. T. et al. Hábitos digitais dos produtores de frutas e hortaliças e sua relação com o perfil socioeconômico e o negócio rural. ReCodaf: Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, v. 7, n. 1, p. 120-145, 2021. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/134. Acesso em: 04 out. 2024.

RAMESHKUMAR, N. Impact of digital marketing in agricultural sector. EPRA International Journal of Multidisciplinary Research (IJMR), v. 8, n. 3, p. 18-22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36713/epra2013. Acesso em: 04 out. 2024.

RAMÍREZ, I. M. B.; SOUSA, R. P.; LÓPEZ, J. D. G. Canais de comercialização da agricultura familiar: o caso da comunidade de Boa Vista de Acará na Amazônia paraense-Brasil.Revista Tecnologia e Sociedade, v. 16, n. 45, p. 123-150, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rts.v16n45.10379. Acesso em: 04 out. 2024.

REDDY, T. S. The impact of digital marketing on agricultural business in India. NVEO-Natural Volatiles & Essential Oils, p. 426-437, 2021. Disponível em: https://www.nveo.org/index.php/journal/article/view/182/162. Acesso em: 04 out. 2024.

ROCHA JÚNIOR, A. B. et al. Efeito da utilização de assistência técnica sobre a renda de produtores familiares do Brasil no ano de 2014.Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 58, p. e194371, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.194371. Acesso em: 04 out. 2024.

RODRIGUES, C. F. S.; LIMA, F. J. C.; BARBOSA, F. T. Importance of using basic statistics adequately in clinical research. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 67, n. 6, p. 619–625, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bjane.2017.01.011. Acesso em: 04 out. 2024.

SANTANA, C. M. P; NOLASCO, M. C. Agricultura Familiar de Boninal-BA e Ações Mobilizadoras em Ambientes Virtuais para o Enfrentamento da Pandemia da Covid 19. Revista Vitruvian Cogitationes, v. 4, n. 1, p. 1-9, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/67399. Acesso em: 04 out. 2024.

SCHNEIDER, S. et al. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 100, p. 167-188, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.011. Acesso em: 04 out. 2024.

SCHOLZ, T. Uberworked and underpaid: How workers are disrupting the digital economy. Cambridge: John Wiley & Sons, 2017.

SCHWAB, P. I.; CORRENT, A. R.; BARTH, E. Sistemas Alimentares Sustentáveis e os Mercados Digitais: O Caso da Kitanda Delivery. Regionem: da sua região para o mundo, v. 1, n. 1, p. e13023-e13023, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2965-3320.2023v1n1.13023. Acesso em: 04 out. 2024.

SCHWANKE, J.; FEIDEN, A.; RAMOS, M. J. Diagnóstico estratégico na agricultura familiar: um estudo da inserção dos produtores no comércio eletrônico. Revista Organizações em Contexto, v. 18, n. 35, p. 269-291, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15603/roc1835260-291. Acesso em: 04 out. 2024.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O Produtor Rural e as Tecnologias de Informação. 2017. Disponível em: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Pesquisa%20SEBRAE%20-%20TIC%20no%20Agro.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

SILVA, L. O. et al. Importância do marketing societal em cooperativa de agricultores familiares: o caso da coopercentral. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 10, p. 96960-96980, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-146. Acesso em: 04 out. 2024.

SILVA, C. M. F et al. Marketing digital e o uso das redes sociais no agronegócio brasileiro. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), v. 17, n. 3, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n3-005. Acesso em: 04 out. 2024.

SOUZA, P. M. et al. Diferenças regionais de tecnologia na agricultura familiar no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 57, p. 594-617, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2019.169354. Acesso em: 04 out. 2024.

SOUZA, M. V. R. et al. Controles financeiros utilizados na agricultura familiar: um estudo com cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (MG). Revista Mythos, v. 21, n. 1, p. 104-119, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.845

TOLOCKA, J. V. O rural e a virtualização das relações comerciais: o marketing e a agricultura familiar na era da digitalização. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, v. 8, n. 2, p. 36-62, 2022. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/159. Acesso em: 04 out. 2024.

TRENDOV, N. M.; VARAS, S.; ZENG, M. Tecnologías Digitales en La Agricultura y las Zonas Rurales Documento de Orientación. Organización de las Naciones Unidas para la Alimentac ión y la Agricultura Roma, 2019. Disponível em: https://openknowledge.fao.org/items/9c9d72f6-9438-4f51-ac9c-a792972cb80f. Acesso em: 04 out. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

CASEMIRO, Ítalo; JORCELINO, Tallyrand; CARVALHO, João Francisco; CAMPOS, Alyce; SILVA, Sheldon William. Diagnóstico do Uso do Marketing Digital por Produtores Rurais do Estado de Minas Gerais. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 2, p. 1002186, 2024. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/186. Acesso em: 17 maio. 2025.