O marketing rural como ferramenta de auxílio na Agricultura Familiar: Um Estudo de Caso no assentamento Conquista/MS

Autores

  • Moisés da Silva Martins Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)
  • Rosane Aparecida Ferreira Bacha Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Tadeu Alcides Marques Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Angela Madalena Marchizelli Godinho Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Renilda Terezinha Monteiro Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

Palavras-chave:

Assentamento rural, Cadeia do leite, Estratégia, Marketing

Resumo

Ao longo das últimas décadas, as políticas públicas concernentes à Reforma Agrária têm caminhado a passos largos, entretanto as realidades dos assentamentos rurais no Brasil são dispares e inconclusas, visto que os critérios que as permeiam são nebulosos e de difícil entendimento. Entendendo e aceitando o neologismo de agribusiness como o mais próximo do marketing rural, buscou-se na literatura alguns conceitos. As informações foram obtidas no período de julho/2012 a setembro/2014. Trata-se de um Estudo de Caso, com pesquisa descritiva e exploratória da bibliografia, entrevista com atores endógenos e exógenos da comunidade de assentados, abrangendo os problemas da gestão de produção e o mercado do leite como fonte de renda para a sustentabilidade da mesma, além das ações determinantes de políticas públicas peculiares, no que concerne às condições transacionais dos assentados. Objetivou-se de maneira geral verificar como o marketing rural, está sendo aplicado nas transações do Assentamento Conquista, vislumbrando as quatro dimensões da sustentabilidade e, de maneira específica: Identificar e descrever as principais cadeias produtivas existentes no assentamento; Descrever e analisar as estratégias de marketing utilizadas na principal fonte de renda do assentamento; Detectar as ações desencadeadas pela Associação local, em busca de maior competitividade e inserção no mercado; Caso necessário, proceder a ações que possibilitem agregar valor à gestão exercida pelos mesmos. O desafio principal para se detectar as estratégias de marketing em uma comunidade de assentados rurais permitiu verificar os pontos fracos, assim como os pontos fortes de sobrevivência dessa população. Os resultados apontaram para a inexistência de um processo de gestão que utilize planejamento, organização, direção e controle. Concomitantemente não utilizam estratégias de marketing, por total desconhecimento do assunto.

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Biografia do Autor

Moisés da Silva Martins, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Doutor em Ciências Ambientais.

Rosane Aparecida Ferreira Bacha, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária com ênfase em Marketing Rural.

Tadeu Alcides Marques, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Faculdade de Agronomia. Doutor em Tecnologia de Alimentos.

Angela Madalena Marchizelli Godinho, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Programa de Pós-Graduação em Gestão de Qualidade e Produção de Cana-de-açúcar. Doutora em Agronomia.

Renilda Terezinha Monteiro, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Doutora em Ciência Animal.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

MARTINS, Moisés da Silva; BACHA, Rosane Aparecida Ferreira; MARQUES, Tadeu Alcides; GODINHO, Angela Madalena Marchizelli; MONTEIRO, Renilda Terezinha. O marketing rural como ferramenta de auxílio na Agricultura Familiar: Um Estudo de Caso no assentamento Conquista/MS. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 2, p. 38–52, 2017. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/58. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo