Hábitos digitais dos produtores de frutas e hortaliças e sua relação com o perfil socioeconômico e o negócio rural

Autores

Palavras-chave:

Comercialização, Tecnologia da Informação e Comunicação, Renda

Resumo

A importância do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na agricultura é reconhecida mundialmente. O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações do perfil socioeconômico dos produtores de frutas e hortaliças com o uso e a apropriação da TIC. Os dados foram coletados em pesquisa direta, por meio de questionário estruturado e variáveis quantitativas e qualitativas. A população pesquisada foram 162 produtores do município de Tangará da Serra-MT. Quanto ao perfil socioeconômico, 32% tem idade entre 51 e 60 anos, 63% possuem ensino fundamental, 58% têm renda familiar igual/superior de 4 salários-mínimos, 62% das propriedades possuem até 10 ha e apenas 51 produtores recebem assistência técnica. Os canais de comercialização mais utilizados são as feiras livres e a venda direta da propriedade para o comércio. O acesso à TIC ocorre através do celular e da internet e a apropriação através da pesquisa de preços e fornecedores e na compra de insumos e mercadorias. As variáveis que influenciam diretamente no uso da TIC são: idade, escolaridade e renda da propriedade. Conclui-se que, embora a maioria deles utilizem a TIC, os mesmos ainda não se apropriaram das vantagens que a mesma pode possibilitar no alcance de melhores resultados.

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Biografia do Autor

Letícia Graziella Teixeira Nunes, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Bacharel em Administração. Mestranda em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola pela UNEMAT – Universidade do Estado do Mato Grosso. leticiagraziella1912@gmail.com. http://orcid.org/0000-0002-4181-302X.

Willian Krause, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas. Professor na UNEMAT – Universidade do Estado do Mato Grosso. krause@unemat.br. http://orcid.org/0000-0002-5308-7715.

Danielle Storck Tonon, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Ciências Biológicas. Professora na UNEMAT – Universidade do Estado do Mato Grosso. danistorck@gmail.com. http://orcid.org/0000-0002-4402-0607.

Débora Luiza Fontana Gotardo, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Bacharel em Administração com ênfase no Agronegócio. Mestranda em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola pela UNEMAT – Universidade do Estado do Mato Grosso. deborafgotardo@gmail.com. http://orcid.org/0000-0003-4603-8314.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

NUNES, Letícia Graziella Teixeira; KRAUSE, Willian; TONON, Danielle Storck; GOTARDO, Débora Luiza Fontana. Hábitos digitais dos produtores de frutas e hortaliças e sua relação com o perfil socioeconômico e o negócio rural. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 120–145, 2021. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/134. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo