Hábitos digitais dos produtores de frutas e hortaliças e sua relação com o perfil socioeconômico e o negócio rural
Palavras-chave:
Comercialização, Tecnologia da Informação e Comunicação, RendaResumo
A importância do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na agricultura é reconhecida mundialmente. O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações do perfil socioeconômico dos produtores de frutas e hortaliças com o uso e a apropriação da TIC. Os dados foram coletados em pesquisa direta, por meio de questionário estruturado e variáveis quantitativas e qualitativas. A população pesquisada foram 162 produtores do município de Tangará da Serra-MT. Quanto ao perfil socioeconômico, 32% tem idade entre 51 e 60 anos, 63% possuem ensino fundamental, 58% têm renda familiar igual/superior de 4 salários-mínimos, 62% das propriedades possuem até 10 ha e apenas 51 produtores recebem assistência técnica. Os canais de comercialização mais utilizados são as feiras livres e a venda direta da propriedade para o comércio. O acesso à TIC ocorre através do celular e da internet e a apropriação através da pesquisa de preços e fornecedores e na compra de insumos e mercadorias. As variáveis que influenciam diretamente no uso da TIC são: idade, escolaridade e renda da propriedade. Conclui-se que, embora a maioria deles utilizem a TIC, os mesmos ainda não se apropriaram das vantagens que a mesma pode possibilitar no alcance de melhores resultados.Downloads
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