Ricardo César Gonçalves Sant'Ana

Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Tupã em regime de dedicação exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui especializações em Gestão de Sistemas de Informação e Orientação à Objetos. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Membro dos Grupos de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação-UNESP e CEPEAGRO-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados a Transparência Pública e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciencias Contábeis e Administracao de Tupa, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor e como integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004. 

 

Fernando de Assis Rodrigues

Admitido para o ano de 2013 como aluno de Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Marília, São Paulo), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Marília, São Paulo), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Especialista em Sistemas para Internet pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM / Marília, São Paulo). Graduado Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Sagrado Coração (USC / Bauru, São Paulo). Membro do Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias em Informação" (GPNTI) desde 2010. Atualmente atua na área da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Tecnologias de Informação e Comunicação e ambiente informacional digital, focado principalmente nos seguintes temas: Governo eletrônico, Rich Internet Applications, Linguagens de Programação, Banco de Dados, Ambientes Informacionais Digitais, Open Government Data (Dados Abertos) e Transparência Pública.

 

 

Edberto Ferneda

Graduação em Processamento de Dados pela antiga Fundação Educacional de Bauru (1985). Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho" (UNESP) Campus de Marília. Atua na área de Ciência da Informação, principalmente em recuperação de informação, indexação automática, Web Semântica.

 

Lisandro Rogério Modesto

 

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (2000), Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela FAP - Faculdade de Apucarana (2010), Especialização em Engenharia de Software pela Universidade Norte do Paraná (2002), Especialização em Educação a Distância pela FAP - Faculdade de Apucarana (2012) e mestrado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Euripedes Soares da Rocha de Marília - UNIVEM (2006). Atualmente está cursando Doutorado em Ciência da Informação na linha de pesquisa de Informação e Tecnologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. Atua como professor e coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da FAP - Faculdade de Apucarana, professor e coordenador do Curso Técnico em Informática do SENAI Apucarana e professor de Microinformática da FECEA - Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana. Tem experiência na área de Processamento de Dados, Engenharia de Software, Análise de Sistemas (Estruturada e Orientada a Objetos), Gestão de Projetos, Sistemas de Informação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Sistemas Orientada a Objetos, Análise Estruturada de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Administração de Sistemas de Informação