Agromática no processo de ensino-aprendizagem de jovens rurais
Palavras-chave:
Agromática, Jovens rurais, Processo de ensino-aprendizagemResumo
O editorial comenta sobre a aplicação da Agromática no processo de ensino-aprendizagem de jovens rurais. Esse conceito consiste da aplicação de princípios e técnicas da Informática e da Computação como fator de inovação para as práticas agropecuárias e, atualmente, está sendo incorporado no processo de ensino-aprendizagem em países da América Latina. A inserção da Agromática no contexto pedagógico pode incrementar a motivação de jovens rurais ao fundamentar, empiracamente, o conteúdo ministrado nas disciplinas, ao mesmo tempo em que desenvolve competências digitais para o acesso a dados.Downloads
Referências
CODAF. VI e-CoDAF contou com a colaboração de quatro Instituições de Ensino Superior. Tupã, 2019. Disponível em: <http://codaf.tupa.unesp.br/noticias/1143-vi-e-codaf-contou-com-a-colaboracao-de-quatro-instituicoes-de-ensino-superior>. Acesso em: 20 dez. 2019.
FRANCO DA SILVA, R.; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 23-35, jun. 2014.
GRENÓN, D. A. Agromática: Aplicaciones informáticas en la empresa agropecuaria. 1. ed. Buenos Aires: Subsecretaría de Informática y Desarrollo, 1994. 155 p.
GRENÓN, D. A.; MANSILLA, C. M. Agromática: Aplicaciones informáticas en la formación de Ingenieros Agrónomos. Santa Fé, 2008. Disponível em: http://www.fca.unl.edu.ar/agromatica/Agromatica-FormacionIngenieroAgronomo.pdf. Acesso em: 27 dez. 2019.
RAMÍREZ GÓMES, L. E. Agromática, Innovando para el campo. In: Encuentro Internacional Virtual Educa, 18., 2017, Bogotá. Anais […]. Bogotá: Virtual Educa Foundation, 2017. Disponível em: https://acceso.virtualeduca.red/documentos/ponencias/colombia2017/VE17_982_agromatica-2C-innovando-para-el-campo.pdf. Acesso em: 27 dez. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).