A abordagem do “solo” como contribuição (e crítica) ao ensino de ciências naturais

Autores

Palavras-chave:

Ciência do Solo, Educação do campo, Pedologia, Conteúdo curricular

Resumo

Resumo: O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre por ser o meio utilizado pelas plantas para o seu crescimento e distribuição. Adicionalmente, são fornecedores de serviços ecossistêmicos para o planeta. A disseminação de informações sobre o solo são essenciais para a sua preservação e conservação. A motivação desse estudo foi a de considerar a possibilidade de uso do solo em conteúdos curriculares no ensino das Ciências da Natureza, com foco em características da paisagem do bioma Pampa. Portanto, objetivou-se: i) investigar os atributos de diferentes solos em uma topossequência no Bioma Pampa e identificar as conexões e funcionalidades ambientais desses corpos e; ii) correlacionar as informações dos atributos pedogenéticos com possíveis conteúdos curriculares que podem ser trabalhados, de forma verificável, a partir da ocorrência dos solos na paisagem do Bioma. A partir da realização desse trabalho foi possível verificar que a grande maioria dos conteúdos curriculares do Ensino das Ciências da Natureza estão relacionados à forma comumente utilizada no Estudo de Solos, sobretudo nos aspectos taxonômicos, funcionais e produtivos dos corpos pedogenéticos.

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Biografia do Autor

Daniel Hanke, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Ciência do Solo. Professor na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. E-mail: hankesolos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9546-8527.

Diego Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. E-mail: diegodossantos@gmail.com.

Shirley Grazieli da Silva Nascimento, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Professora na UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa. E-mail: nascimento.shy@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6888-9967.

Mariana Rockenbach de Ávila, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Doutora em Zootecnia. Pesquisadora colaboradora na Embrapa Clima Temperado. E-mail: mariana.avila@colaborador.embrapa.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6278-7513.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

HANKE, Daniel; DOS SANTOS, Diego Carneiro; DA SILVA NASCIMENTO, Shirley Grazieli; ÁVILA, Mariana Rockenbach de. A abordagem do “solo” como contribuição (e crítica) ao ensino de ciências naturais. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 2, p. 75–100, 2023. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/173. Acesso em: 14 jun. 2024.