A abordagem do “solo” como contribuição (e crítica) ao ensino de ciências naturais
Palavras-chave:
Ciência do Solo, Educação do campo, Pedologia, Conteúdo curricularResumo
Resumo: O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre por ser o meio utilizado pelas plantas para o seu crescimento e distribuição. Adicionalmente, são fornecedores de serviços ecossistêmicos para o planeta. A disseminação de informações sobre o solo são essenciais para a sua preservação e conservação. A motivação desse estudo foi a de considerar a possibilidade de uso do solo em conteúdos curriculares no ensino das Ciências da Natureza, com foco em características da paisagem do bioma Pampa. Portanto, objetivou-se: i) investigar os atributos de diferentes solos em uma topossequência no Bioma Pampa e identificar as conexões e funcionalidades ambientais desses corpos e; ii) correlacionar as informações dos atributos pedogenéticos com possíveis conteúdos curriculares que podem ser trabalhados, de forma verificável, a partir da ocorrência dos solos na paisagem do Bioma. A partir da realização desse trabalho foi possível verificar que a grande maioria dos conteúdos curriculares do Ensino das Ciências da Natureza estão relacionados à forma comumente utilizada no Estudo de Solos, sobretudo nos aspectos taxonômicos, funcionais e produtivos dos corpos pedogenéticos.
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