O papel estratégico da gestão de custos em agronegócios na visão de produtores brasileiros de grãos
Palavras-chave:
Agronegócios, Gestão de custos, Estratégia, Competitividade, Desenvolvimento de negóciosResumo
Resumo: Este estudo tem por objetivo conhecer os benefícios decorrentes da visão estratégica aplicada à gestão de custos na agricultura, sob o ponto de vista de produtores brasileiros de soja e milho. Parte-se da concepção de que a eficiência em custos nesse setor de atividade é uma das mais importantes questões estratégicas que favorecem a conquista e sustentação de vantagens competitivas. O estudo principiou por uma pesquisa bibliográfica em que se abordam conceitos de estratégia, gestão de custos e administração de agronegócios. A partir do modelo conceitual construído, recorreu-se a uma pesquisa de campo qualitativa de caráter exploratório, mediante entrevistas em profundidade em busca de identificar, no plano empírico, práticas e procedimentos adotados na gestão de custos em negócios do mercado em foco, considerados por seus gestores como estratégicos para a produtividade e competitividade de suas operações. Os resultados revelam considerações sobre boas práticas de gestão que impactam o desenvolvimento dos negócios no setor, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Interpretadas à luz do referencial teórico considerado, as descobertas confirmam o reconhecimento de ações praticadas na gestão de custos como estratégicas, por favorecerem o desempenho competitivo das organizações a longo prazo, protegendo-as da instabilidade e volatilidade típicas do mercado.
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