Comercialização de produtos da agricultura familiar e a pandemia da COVID-19

Um estudo de caso na região metropolitana de Belém

Autores

  • Briane Alves da Rocha Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Regilene Angélica da Silva Souza Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Ana Cristina Gomes Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Wilza da Silveira Pinto Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Palavras-chave:

Feira de produtores, Isolamento social, Redes de comercialização

Resumo

A pandemia do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe inúmeras mudanças para os produtores rurais da agricultura familiar que tiveram que se adaptar à situação e recorrer a novas estratégias de comercialização em meio as fases de isolamento social. Dessa forma, objetificou-se identificar e compreender as causas, dificuldades e estratégias adotadas pelos agricultores familiares da região metropolitana de Belém - Pará, associadas a comercialização dos seus produtos diante do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Por meio da aplicação de questionários online e de modo presencial se obteve as respostas que foram usadas para análise e formulação dos gráficos no software Excel. Evidencia-se que o celular foi a principal ferramenta utilizada para a comunicação, através da ligação e redes sociais como WhatsApp principalmente. Sendo que as maiores dificuldades encontradas pelos produtores para a comercialização e oferta de serviços de entrega está atrelada a fatores de transporte, acesso a internet e conhecimento das redes sociais.

Biografia do Autor

Briane Alves da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: alvesbriane@gmail.com.

Regilene Angélica da Silva Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Ciência do Solo. Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: regilenesouza@yahoo.com.br.

Ana Cristina Gomes Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Ciência da Informação. Bibliotecária na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: anacristinagomes023@gmail.com.

Wilza da Silveira Pinto, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Ciências Agrárias. Engenheira Agrônoma na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: wilza.pinto@ufra.edu.br.

Referências

ADILSON, Francisco; CÂMARA, Jean Pierre Tertuliano. Agricultura Familiar em Tempos de Pandemia. Diplomatique Brasil, 2021. Disponível em: https://diplomatique.org.br/agricultura-familiar-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 31 ago 2021.

GOMES, Eulália de Lima; CEZAR, Layon Carlos. O papel das cooperativas da agricultura familiar no desenvolvimento de políticas públicas. REVER. Revista de Extensão e Estudos Rurais. v. 7, n.1, jan-ju, 2018. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21053. Acesso em: 21 set. 2021.

FRANCE JUNIOR. Delivery transformou tendência em necessidade e continua em crescimento. Jornal da USP, 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/delivery-transformou-tendencia-em-necessidade-e-continua-em-crescimento/. Acesso em: 21 set. 2021.

LEOPOLDO, Eudes. O mundo, a Amazônia e a região de fronteira no fio da navalha: o Sul e Sudeste do Pará em tempos da pandemia do coronavírus. Unifesspa, 2020. Disponível em: https://acoescovid19.unifesspa.edu.br/images/conteudo/Texto_Prof._Eudes_Leopoldo.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

MARQUES, Fernanda. Pesquisa apresenta dados sobre impactos da pandemia no semiárido brasileiro. Brasília: Fiocruz, 2021. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/pesquisa-apresenta-dados-sobre-impactos-da-pandemia-no-semiarido-brasileiro/. Acesso em: 21 set. 2021.

NOGUEIRA, Virginia Gomes de Caldas; MARCELINO, Maria Quitéria dos Santos. COVID-19: impactos e estratégias para a comercialização de alimentos da agricultura familiar no DF. Revista de Política Agrícola, v.30, n. 1, jan./fev./mar. p. 117-129, 2021. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1131983/1/Covid-19-impactos.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

PRESNO AMODEO, N. B. As cooperativas agroindustriais e os desafios da competitividade. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/48495/situacao-da-educacao-cooperativista-nas-cooperativas-agropecuarias-de-minas-gerais. Acesso em: 21 set. 2021.

SILVA, Rita de Cássia Ribeiro et al. Implicações da pandemia COVID-19 para a segurança alimentar e nutricional no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 9, p. 3421-3430, 2020. DOI: 10.1590/1413-81232020259.22152020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/mFBrPHcbPdQCPdsJYN4ncLy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 set. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-30