Comercialização de produtos da agricultura familiar e a pandemia da COVID-19

Um estudo de caso na região metropolitana de Belém

Autores

  • Briane Alves da Rocha Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Regilene Angélica da Silva Souza Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Ana Cristina Gomes Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Wilza da Silveira Pinto Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Palavras-chave:

Feira de produtores, Isolamento social, Redes de comercialização

Resumo

A pandemia do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe inúmeras mudanças para os produtores rurais da agricultura familiar que tiveram que se adaptar à situação e recorrer a novas estratégias de comercialização em meio as fases de isolamento social. Dessa forma, objetificou-se identificar e compreender as causas, dificuldades e estratégias adotadas pelos agricultores familiares da região metropolitana de Belém - Pará, associadas a comercialização dos seus produtos diante do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Por meio da aplicação de questionários online e de modo presencial se obteve as respostas que foram usadas para análise e formulação dos gráficos no software Excel. Evidencia-se que o celular foi a principal ferramenta utilizada para a comunicação, através da ligação e redes sociais como WhatsApp principalmente. Sendo que as maiores dificuldades encontradas pelos produtores para a comercialização e oferta de serviços de entrega está atrelada a fatores de transporte, acesso a internet e conhecimento das redes sociais.

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Biografia do Autor

Briane Alves da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: alvesbriane@gmail.com.

Regilene Angélica da Silva Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Ciência do Solo. Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: regilenesouza@yahoo.com.br.

Ana Cristina Gomes Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Ciência da Informação. Bibliotecária na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: anacristinagomes023@gmail.com.

Wilza da Silveira Pinto, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Ciências Agrárias. Engenheira Agrônoma na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. E-mail: wilza.pinto@ufra.edu.br.

Referências

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

ALVES DA ROCHA, Briane; ANGÉLICA DA SILVA SOUZA, Regilene; GOMES SANTOS, Ana Cristina; DA SILVEIRA PINTO, Wilza. Comercialização de produtos da agricultura familiar e a pandemia da COVID-19: Um estudo de caso na região metropolitana de Belém. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 65–81, 2022. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/152. Acesso em: 18 abr. 2024.