Uso de plataformas de financiamento coletivo para fomento a projetos da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Giovanni Weber Scarascia Instituto Brasil/Portal Prosa

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Programa Rio Rural, Financiamento coletivo, Projetos comunitários rurais, Pimenta-rosa

Resumo

Um dos focos do projeto “Apoio à Integração de Iniciativas Territoriais aos Projetos Comunitários Rurais nas Microbacias Hidrográficas do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas”, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) vinculado ao Banco Mundial e executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC, 201?) dentro do Programa Rio Rural era a busca por fontes alternativas de recursos para apoiar projetos da agricultura familiar daquela unidade da Federação. Dessas, uma das hipóteses levantadas foi a de buscar apoio por meio das plataformas digitais de financiamento coletivo, conhecidas popularmente como crowdfunding. Esse artigo aborda um estudo de caso recente, que buscou levantar recursos para a perfuração de um poço artesiano no Assentamento Ademar Moreira, localizado no município de São Pedro da Aldeia (RJ). No local, os assentados possuem permissão legal para a extração da pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius), especiaria utilizada na culinária gourmet além de ser um produto de elevado valor agregado. É a extração desse tempero que gera a maior parte da renda dos assentados que não conseguem melhorar sua produção devido à falta de água, daí a necessidade de se perfurar um poço artesiano no local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Weber Scarascia, Instituto Brasil/Portal Prosa

MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação Integrada. Diretor de Novos Negócios do Portal Prosa.

Referências

BITTENCOURT, D. Agricultura familiar, desafios e oportunidades rumo à inovação. Embrapa, 2018. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31505030/artigo---agricultura-familiar-desafios-e-oportunidades-rumo-a-inovacao. Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

CASTRO, C. N. de. Desafios da agricultura familiar: o caso da assistência técnica e extensão rural. Boletim regional, urbano e ambiental – IPEA, v. 12, n.1, 2015. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6492/1/BRU_n12_Desafios.pdf. Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

CATARSE. Retrato do financiamento coletivo 2013-2014. Pesquisa Catarse, 2015. Disponível em: http://pesquisa.catarse.me. Acesso em 29 de janeiro de 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Agropecuário 2006. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. 70% das campanhas de crowdfunding fracassam, diz estudo. Revista PEGN, 2016. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2016/01/70-das-campanhas-de-crowdfunding-fracassam-diz-estudo.html. Acesso em 01 de novembro de 2018.

SCARASCIA, G. W. Apoio à Integração de Iniciativas Territoriais aos Projetos Comunitários Rurais nas Microbacias Hidrográficas do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas (RIO RURAL-BIRD). Relatório de Atividades Programa Rio Rural, p.3, 2018.

SCARASCIA, G. W. Apoio à Integração de Iniciativas Territoriais aos Projetos Comunitários Rurais nas Microbacias Hidrográficas do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas (RIO RURAL-BIRD). Relatório de Atividades Programa Rio Rural, p.12-13, 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEAPPEC. Programa Rio Rural: Desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas. [201?]. Disponível em: http://www.microbacias.rj.gov.br/pt/rio-rural. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.

SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Agricultura familiar do Brasil é 8ª produtora de alimentos do mundo. 2018. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-do-brasil-é-8ª-maiorprodutoradealimentosdomundo. Acesso em 31 de janeiro de 2019.

SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. O que é agricultura familiar? 2018. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/o-que-é-agricultura-familiar. Acesso em 31 de janeiro de 2019.

Publicado

2019-04-10

Como Citar

SCARASCIA, Giovanni Weber. Uso de plataformas de financiamento coletivo para fomento a projetos da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 1, p. 42–63, 2019. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/97. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo