TICs e relações afetivo-produtivas na agricultura familiar
Palavras-chave:
TICs, Agricultura familiar, Gênero, Desenvolvimento RuralResumo
O artigo comenta aspectos de pesquisa que relaciona as relações afetivo-produtivas em sua interseccionalidade com a temática da agricultura familiar. O objetivo geral concentrou-se em identificar os valores associados à atuação das mulheres na gestão das relações de gênero da agricultura familiar, tomadas como mediadoras das relações afetivo-produtivas através do uso das TICs. A análise da evolução do tema na literatura científica na primeira década do século XXI permite conhecer as características da inclusão digital no mundo rural brasileiro.Downloads
Referências
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Grupo de Trabalho Ater. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural: Versão Final: 25/05/2004.
CABRERA, L. C.; SILVEIRA, A. C. M. Conteúdos da internet dirigidos às comunidades rurais. Datagramazero, Rio de Janeiro, v.13, n.1, p. 01-15, 2012.
CAMARANO, A.; ABRAMOVAY, R. Êxodo rural, envelhecimento e masculinização no Brasil: panorama dos últimos cinquenta anos. Rio de Janeiro: IPEA, 1999.
SCHWARTZ, C. A recepção das tecnologias de informação e comunicação entre os agricultores familiares de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2007. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Santa Maria, RS, 2007.
SCHWARTZ, C. Relações de gênero e apropriação de TICs na agricultura familiar. 2012. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Santa Maria, RS, 2012.
SILVA, M. G. e. A apropriação das TICS por extensionistas e agricultores familiares: Possibilidades para o desenvolvimento rural. 2012. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Santa Maria, RS, 2012.
SILVEIRA, A. C. M.; SCHWARTZ, C. Brasil rural como espaço de oportunidades e privações. Representações de uma categoria em transformação. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v.11, n. 2, p. 63-81, 2017.
SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIERO, V. C. TICs no mundo rural brasileiro: estudo de caso do monitoramento on line do Projeto Irriga. 2009. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, RS, Santa Maria, RS, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).