Mudanças entre as edições de "Arquitetura da Informação Digital"

De WikiCI
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Arquitetura da Informação Arquitetura da Informação Pervasiva)
 
 
(5 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
  
 +
=ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO=
 +
 +
"A arquitetura da informação é uma área do conhecimento que oferece uma base teórica para tratar aspectos informacionais, estruturais, navegacionais, funcionais e visuais de ambientes informacionais digitais por meio de um conjunto de procedimentos metodológicos a fim de auxiliar no desenvolvimento e no aumento da usabilidade de tais ambientes e de seus conteúdos."(CAMARGO, VIDOTTI, 2011, p.24).
 +
<ref>
 +
CAMARGO, L.S.de Araujo de; VIDOTTI, S.A.B.G. Arquitetura da informação: uma abordagem prática para o tratamento de conteúdo e interface em ambientes informacionais digitais. Rio de Jaqneiro: LTC, 2011.
 +
</ref>
 +
 +
"Arquitetura da Informação enfoca a organização de conteúdos informacionais e as formas de armazenamento e preservação (sistemas de organização), representação, descrição e classificação (sistema de rotulagem, metadados, tesauro e vocabulário controlado), recuperação (sistema de busca), objetivando a criação de um sistema de interação (sistema de navegação) no qual o usuário deve interagir facilmente (usabilidade) com autonomia no acesso e uso do conteúdo (acessibilidade) no ambiente hipermídia informacional digital." (VIDOTTI, CUSIN e CORRADI, 2008).
 +
<ref>
 +
VIDOTTI, S. A. B. G.; CUSIN, C. A.; CORRADI, J. A. M. Acessibilidade digital sob o prisma da Arquitetura da Informação. In: GUIMARÃES, José Augusto Chaves; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Ensino e pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
 +
</ref>
 +
 +
==ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA==
 +
 +
"Arquitetura da Informação Pervasiva é uma abordagem teórico-prática da disciplina científica pós-moderna Arquitetura da Informação, trata da pesquisa científica e do projeto de ecologias informacionais complexas. Busca manter o senso de  localização do usuário na ecologia e o uso de espaços, ambientes e tecnologias de forma convergente e consistente. Promove a adaptação da ecologia à usuários e aos novos contextos, sugerindo conexões no interior da ecologia e com outras ecologias. Facilita a interação com conjuntos de dados e informações ao considerar os padrões interoperáveis, a acessibilidade, a usabilidade, as qualidades semânticas e a encontrabilidade da informação, portanto deve buscar bases na Ciência da Informação."(OLIVEIRA, 2014,p.166).
 +
<ref>
 +
OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz De. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Marília).2014
 +
</ref>
 +
 +
==ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO==
 +
"Acessibilidade web significa especificamente que pessoas com necessidades especiais são capazes de compreender, entender, navegar, interagir e contribuir com a web. A Acessibilidade web traz outros benefícios, inclusive para pessoas com mais idade, cujas habilidades vão diminuindo com o passar do tempo.
 +
Atualmente, no contexto digital, o W3C abriga a Web Accessibility Initiative (WAI), órgão que desenvolve estratégias, guidelines (guias) e recursos para acessibilidade web."(CUSIN, VIDOTTI, 2009, p.236)
 +
Assim, ambientes web inclusivos a usuários com diferentes condições sensoriais, linguísticas e motoras visam a melhorar a autonomia, independência e a qualidade de vida desses indivíduos na democratização do conhecimento. Acarreta, ainda, a possibilidade de (re)elaborar as informações e aprendizagem individual, que permite a assimilação de novos conhecimentos e habilidades que visam à real inclusão social." (CUSIN, VIDOTTI, 2009, p.236)
 +
 +
<ref>
 +
CUSIN, C. a.;VIDOTTI, S. A. B. G.. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais. // Ibersid. (2009) 233-237. ISSN 1888-0967.Disponível em:http://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/viewFile/3744/3505
 +
</ref>
 +
 +
==ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO==
 +
 +
“Entendemos então que a definição de encontrabilidade da informação, além da navegação e da busca em sistemas e ambientes, bem como dos aspectos que delineiam as características dos sujeitos informacionais, alia também mobilidade, convergência e ubiqüidade, provenientes do desenvolvimento tecnológico, considerando as ações humanas para a busca do conhecimento em determinado ambiente que possui características analógicas e digitais.” (VECHIATO E VIDOTTI, 2014, p. 112).
 +
<ref>
 +
VECHIATO, F.L., VIDOTTI, S.A.B.G.Encontrabilidade da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
 +
</ref>
 +
 +
=REFERÊNCIAS=
 +
<references/>

Edição atual tal como às 18h17min de 22 de junho de 2016

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

"A arquitetura da informação é uma área do conhecimento que oferece uma base teórica para tratar aspectos informacionais, estruturais, navegacionais, funcionais e visuais de ambientes informacionais digitais por meio de um conjunto de procedimentos metodológicos a fim de auxiliar no desenvolvimento e no aumento da usabilidade de tais ambientes e de seus conteúdos."(CAMARGO, VIDOTTI, 2011, p.24). [1]

"Arquitetura da Informação enfoca a organização de conteúdos informacionais e as formas de armazenamento e preservação (sistemas de organização), representação, descrição e classificação (sistema de rotulagem, metadados, tesauro e vocabulário controlado), recuperação (sistema de busca), objetivando a criação de um sistema de interação (sistema de navegação) no qual o usuário deve interagir facilmente (usabilidade) com autonomia no acesso e uso do conteúdo (acessibilidade) no ambiente hipermídia informacional digital." (VIDOTTI, CUSIN e CORRADI, 2008). [2]

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PERVASIVA

"Arquitetura da Informação Pervasiva é uma abordagem teórico-prática da disciplina científica pós-moderna Arquitetura da Informação, trata da pesquisa científica e do projeto de ecologias informacionais complexas. Busca manter o senso de localização do usuário na ecologia e o uso de espaços, ambientes e tecnologias de forma convergente e consistente. Promove a adaptação da ecologia à usuários e aos novos contextos, sugerindo conexões no interior da ecologia e com outras ecologias. Facilita a interação com conjuntos de dados e informações ao considerar os padrões interoperáveis, a acessibilidade, a usabilidade, as qualidades semânticas e a encontrabilidade da informação, portanto deve buscar bases na Ciência da Informação."(OLIVEIRA, 2014,p.166). [3]

ACESSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO

"Acessibilidade web significa especificamente que pessoas com necessidades especiais são capazes de compreender, entender, navegar, interagir e contribuir com a web. A Acessibilidade web traz outros benefícios, inclusive para pessoas com mais idade, cujas habilidades vão diminuindo com o passar do tempo. Atualmente, no contexto digital, o W3C abriga a Web Accessibility Initiative (WAI), órgão que desenvolve estratégias, guidelines (guias) e recursos para acessibilidade web."(CUSIN, VIDOTTI, 2009, p.236) Assim, ambientes web inclusivos a usuários com diferentes condições sensoriais, linguísticas e motoras visam a melhorar a autonomia, independência e a qualidade de vida desses indivíduos na democratização do conhecimento. Acarreta, ainda, a possibilidade de (re)elaborar as informações e aprendizagem individual, que permite a assimilação de novos conhecimentos e habilidades que visam à real inclusão social." (CUSIN, VIDOTTI, 2009, p.236)

[4]

ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO

“Entendemos então que a definição de encontrabilidade da informação, além da navegação e da busca em sistemas e ambientes, bem como dos aspectos que delineiam as características dos sujeitos informacionais, alia também mobilidade, convergência e ubiqüidade, provenientes do desenvolvimento tecnológico, considerando as ações humanas para a busca do conhecimento em determinado ambiente que possui características analógicas e digitais.” (VECHIATO E VIDOTTI, 2014, p. 112). [5]

REFERÊNCIAS

  1. CAMARGO, L.S.de Araujo de; VIDOTTI, S.A.B.G. Arquitetura da informação: uma abordagem prática para o tratamento de conteúdo e interface em ambientes informacionais digitais. Rio de Jaqneiro: LTC, 2011.
  2. VIDOTTI, S. A. B. G.; CUSIN, C. A.; CORRADI, J. A. M. Acessibilidade digital sob o prisma da Arquitetura da Informação. In: GUIMARÃES, José Augusto Chaves; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Ensino e pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
  3. OLIVEIRA, Henry Poncio Cruz De. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Marília).2014
  4. CUSIN, C. a.;VIDOTTI, S. A. B. G.. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais. // Ibersid. (2009) 233-237. ISSN 1888-0967.Disponível em:http://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/viewFile/3744/3505
  5. VECHIATO, F.L., VIDOTTI, S.A.B.G.Encontrabilidade da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.