Atuação político-institucional em tempos de mídias sociais: A experiência da articulação no semiárido brasileiro – ASA
Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Movimentos Sociais, Mídias Sociais, FacebookResumo
O presente trabalho analisou o Facebook do movimento social de agricultura familiar, a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com a proposta de compreender em que medida o espaço dessa mídia social contribui e influência para a legitimação e a propagação do seu projeto político. Metodologicamente, refere-se a uma pesquisa qualitativa a partir de uma dada realidade empírica, em que se utilizou de análise de conteúdos do Facebook e de aportes teóricos para fundamentar a discussão. O estudo evidenciou que os conteúdos postados na fan page remetem às bandeiras e às causas de luta da ASA, ou seja, conectam-se com o seu projeto político-institucional, principalmente com a pauta da convivência com o Semiárido, e seus diversos temas relacionados a esta perspectiva, como a agricultura familiar agroecológica, tecnologias sociais, povos tradicionais, sementes crioulas, juventude do campo e agricultoras agroecológicas. Por tanto, este artigo concluiu que essa mídia social serve para validar e propagar o projeto político-institucional da ASA.Downloads
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