Editorial

Autores

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Apresentamos aos nossos leitores a primeira publicação do ano de 2018. Neste número, destacamos a aderência dos artigos publicados aos temas de gestão e de produção agrícola, de políticas públicas e de sustentabilidade – todos ligados ao contexto do uso de Tecnologias de Informação.
Destacamos neste editorial que os artigos publicados neste número são uma amostra da constante contribuição das pesquisas nacionais, desenvolvidas para este setor que contribui com uma parcela significativa da economia. De fato, é por meio de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que a agricultura tem estabelecido o axioma “de produzir mais com o mínimo de desperdício de recursos”, e a consolidação deste axioma é, em parte, resultado da aplicação prática destas tecnologias no campo.
É senso comum também que o pequeno produtor é destaque na cadeia de produção de alimentos. No Brasil devemos olhar o pequeno produtor como o principal público que, ao beneficiar-se da aplicação de novas tecnologias, pode produzir alimentos em maior escala, sem prejuízo na qualidade já comprovada de seus produtos.
O desenvolvimento e avaliação das políticas públicas voltadas a este setor podem ser o motor de arranque para a ignição de uma força motriz resultante da associação entre novas tecnologias, pequenos produtores e seus produtos, aumentando o desenvolvimento de pesquisas científicas neste setor e o desenvolvimento de novos padrões, produtos, processos, serviços, entre outros.
Nesse sentido, o primeiro número do quarto volume da RECoDAF traz seis estudos vinculados a estes temas. Esperamos que a leitura destes artigos desperte no leitor a curiosidade e os guiem à serendipidade.


Dr. Fernando de Assis Rodrigues
Editor da RECoDAF

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Assis Rodrigues, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Departamento de Ciência da Informação da UNESP.

Publicado

2018-05-31

Como Citar

RODRIGUES, Fernando de Assis. Editorial. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 12–14, 2018. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/76. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial