Panorama da aquisição de alimentos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em um município do Rio Grande do Sul

Autores

  • Filipe Mello Dorneles Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Caroline Ferreira Mainardi Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Arthur Fernandes Bettencourt Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Reilly Gonçalves Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernanda de Souza Britto Simões Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Alimentação Escolar, Políticas Públicas.

Resumo

O presente estudo propôs-se analisar a participação do município de Dom Pedrito/RS no Programa Nacional de Alimentação Escolar nos anos de 2011 a 2016. Metodologicamente, como forma de responder aos objetivos, realizou-se uma pesquisa descritiva. O levantamento de dados se deu em dois momentos: primeiramente lançou-se mão de dados disponibilizados pela Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação nos relatórios ‘Aquisições da Agricultura Familiar’ e ‘Repasses Financeiros’. Posteriormente, realizou-se uma entrevista com a responsável pela articulação do Programa Nacional de Alimentação Escolar  no município. Observou-se que o município de Dom Pedrito/RS apresentou índices inferiores ao valor mínimo de 30% do repasse da verba da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação ao estado do Rio Grande do Sul para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, nos anos de 2012 e 2016, conforme o estipulado pela Lei nº 11.947/2009, por fatores limitantes como a falta de documentação por parte dos agricultores e a descentralização dos pontos de entrega dos produtos. Compreende-se que apenas o uso de Chamadas Públicas para a garantia do cumprimento do valor mínimo de 30% exigido pela legislação não tem se mostrado suficiente, sendo necessários maiores esforços de todos os envolvidos no programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Mello Dorneles, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Pampa.

Caroline Ferreira Mainardi, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutorado em Gestão e Transferência do Conhecimento nas Organizações pela Universidade de León.

Arthur Fernandes Bettencourt, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Acadêmico do Curso de Zootecnia pela Universidade Federal do Pampa

Reilly Gonçalves Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Especialista em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa

Fernanda de Souza Britto Simões, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestra em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BAVARESCO, P. A.; MAURO, F. Agricultura familiar brasileira no Programa Nacional de Alimentação Escolar: garantia de mercado aos agricultores e de segurança alimentar e nutricional aos alunos da rede pública de ensino. In: Fórum de especialistas: PAES para América Latina e Caribe. Santiago, Chile, agosto de 2012. Disponível em: <http://www.rlc.fao.org/fileadmin/templates/fondobrasil/documentos/Foro_expertos/Articulos/Artigo_Pedro_Bavaresco.pdf>. Acesso em: 06 de abril de 2016.

BRASIL. Lei nº 11.947. Lei da Merenda Escolar, Lei de Alimentação Escolar, Lei do Programa Dinheiro Direto na Escola. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 17 de junho de 2009, Seção 1.

CONSTANTY, H. F. P. H. et al. O Programa Nacional de Alimentação Escolar e a sustentabilidade: o caso de Marechal Cândido Rondon. Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento, v. 2, 2013.

FAO. Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Sobre - O que é agricultura familiar? Disponível em: < http://www.fao.org/family-farming-2014/home/what-is-family-farming/pt/>. Acesso em 07/04/2016.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br>. Acesso em: 06 de abr. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GONÇALVES, H. V. B. et al. Family farming products on menus in school feeding: a partnership for promoting healthy eating. Ciência Rural. Santa Maria, v.45, n.12, p.2267-2273, dez, 2015.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cartilha Nacional da Alimentação Escolar. Brasília, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de referência mundial na alimentação escolar completa de 62 anos. 2017. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=46891> Acesso em: 01 de outubro de 2017.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. ONU reforça a importância da agricultura familiar. Brasília, 2014. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/10/onu-reforca-a-importancia-da-agricultura-familiar> Acesso em 13 de outubro de 2016.

PEIXINHO, A. M. L. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n.4, p.909-916, 2013.

RIBEIRO, A. P. P.; CERATTI, S.; BROCH, D. T. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a participação da agricultura familiar em municípios do Rio Grande do Sul. Revista Gestão E Desenvolvimento Em Contexto, v.1, n.1, 2013.

SARAIVA, E. B. et al. Panorama da compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, v.18, n.4, p.927-936, 2013.

SANTANA, I C. S. et al. O PNAE como estratégia de segurança alimentar e geração de renda no município de São José dos Quatro Marcos, região Sudoeste Mato-grossense. IX Congresso Brasileiro de Agroecologia. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n.3, 2015

SCHNEIDER, S. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.18, n.51, 2003.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: E.P.U. / EDUSP, 1974.

SOARES, P. et al. Potencialidades e dificuldades para o abastecimento da alimentação escolar mediante a aquisição de alimentos da agricultura familiar em um município brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v.20, p.1891-1900, 2015.

TRICHES, R. M. Reconectando a Produção ao Consumo: a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o programa de alimentação escolar. 297f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Porto Alegre, 2012.

TURPIN, M. E. A Alimentação Escolar como Fator de Desenvolvimento Local

por meio do Apoio aos Agricultores Familiares. Segurança Alimentar e Nutricional, v.16, n.2, p.20-42, 2009.

VILLAR, B. S. et al. Situação dos municípios do estado de São Paulo com relação à compra direta de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Rev. Bras. Epidemiol, v.16, n.1, 2013.

Publicado

2018-05-31

Como Citar

MELLO DORNELES, Filipe; FERREIRA MAINARDI, Caroline; FERNANDES BETTENCOURT, Arthur; GONÇALVES PIRES, Reilly; DE SOUZA BRITTO SIMÕES, Fernanda; NASCIMENTO, Shirley Grazieli da Silva. Panorama da aquisição de alimentos da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em um município do Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 86–102, 2018. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/71. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo