Uma revisão teórica sobre os processos de gestão das cooperativas

Autores

  • Aline Milioni de Melo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Gestão, Processos, Cooperativismo, Pequenos produtores, Gestão de processos, Gestão de cooperativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar e refletir sobre os estudos dos fatores dos processos de gestão pelas cooperativas, realizou o estudo bibliográfico abordando a temática dos processos de gestão no contexto do cooperativismo, nas particularidades de gestão de cooperativas, nos processos de gestão e os processos de gestão das cooperativas. Mostrando a importância das cooperativas para os pequenos agricultores, para que consiga sobreviver. A metodologia adotada foi concebida como uma revisão bibliográfica, para atingir os objetivos os dados foram coletados e analisados a partir dos seguintes processos: site dos periódicos da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), artigos científicos e dissertações, classificando os temas abordados. A gestão ainda possui dificuldades que precisam ser superados, como a pesquisa mostra que as organizações visa atingir os mesmos objetivos e alcançar resultados desejados, para que as ações obtenham sucesso. Portanto, finalizamos com a importância das necessidades de gestão, processos e recursos tecnológicos, para melhorar os controles financeiros, e também a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Milioni de Melo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustantável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Marechal Cândido Rondon. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Luterana Rui Barbosa (2015). Tem experiência em rotinas contábeis, financeira e Administrativa, com ênfase em Ciências Contábeis. Participei do projeto: Organização e fortalecimento da rede SISCOOPLAF de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária. Instrutora do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP) - UNIOESTE Campus de Marechal Cândido Rondon.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade, do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão da Fundação Araucária (2013-2015). Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1998). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE, campus de Cascavel, é Presidente do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva; Líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade no Agronegócio; Parecerista Ad Hoc para projetos da Fundação Araucária; membro do Comitê Gestor Municipal de Cascavel - PR, Avaliador de Cursos (Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia) do MEC-SINAES/INEP e presta assessoria para empresas. Já foi Editor Científico da ComSus Revista Competitividade e Sustentabilidade;e Pró-Reitor de Administração e Finanças na UNIOESTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: operações financeiras, gestão ambiental, percepção e agricultura familiar.

Referências

ANTONIALLI, L. M.; SOUKI, G. Q. Princípios cooperativistas e modelo de gestão: um estudo sobre conflitos de interesses entre grupos de produtores rurais. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2005, Ribeirão Preto-SP. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Ribeirão Preto-SP: FEARP/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2005. v. 43. p. 1-19.

CÊRA, K.; ESCRIVÃO FILHO, E. Particularidades de gestão da pequena empresa: condicionantes ambientais, organizacionais e comportamentais do dirigente. In: Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003. p. 796-812.

LOUZADA, C. C. Gestão por Processo: Estudo de Caso em uma Empresa de Varejo de Colchões. Dissertação (Mestrado), 2013. Disponível em: <http://uniseb.com.br-/presencial/revistacientifica/arquivos/3.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.

LAVOR, R. B. A. Inovação no processo de gestão. 2003. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2003. Disponível em: <http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5424>. Acesso em: 20 jul. 2017.

PEREIRA JÚNIOR, E. H., 2010. Um método de gestão por processos para micro e pequena empresa. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)–Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa).

PEREIRA, R. F. C. Práticas de gestão na agricultura familiar: um estudo com pequenos produtores de leite no município de Unaí-MG. 2011. xvi, 179 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

PINHEIRO, S. F. de C.; SILVA, T. C. da. Desafios da Gestão das Cooperativas de Consumo: Estudo de Caso. In: Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, 1., 2010, Brasília. Coletânea. Brasília: Brasília, 2010. v. 1, p. 1 – 11.

PRODANOV, C. C. FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOUZA, D. G. de. Metodologia de Mapeamento para Gestão de Processos. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/139426>. Acesso em: 20 jul. 2017.

SOUZA, M. C. de. Gestão de cooperativas populares em Minas Gerais: uma análise comparativa. 2008. 170 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.

SANTOS, E. M. ROQUETE, F. F. Práticas de gestão em cooperativas: um estudo de caso de uma cooperativa de transporte de passageiros em táxi de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/15318416.pdf >Acesso em 23 de mar. 2017

MAIA, T. S. T. Estudos de caso de práticas de gestão de operações em empresas familiares. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 3, n. 2, p.137-149, 2008.

VAZ, J. C. Processos de trabalho no setor público: gestão e redesenho. Disponível em: <http://www.tre-rs.jus.br/arquivos/VAZ_Jose_Mapeamento.pdf>. Acesso em: outubro de 2014

ZWICK, E. Fundamentos teóricos de gestão de cooperativas. 2011. 160 p. Dissertação (Mestrado em Administração) -Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

DE MELO, Aline Milioni; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor. Uma revisão teórica sobre os processos de gestão das cooperativas. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 88–105, 2017. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/45. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo