Aplicativo Preço do Campo: proposta de uma solução TIC para o pequeno agricultor

Autores

  • Karen Cristina de Andrade Pereira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Vitória Aparecida Cardoso Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Preço do Campo, Agricultura familiar, Aplicativo, Informação

Resumo

A agricultura familiar é responsável por exercer múltiplas funções para a sociedade, como a preservação ambiental e a segurança alimentar, já que ela é responsável pela maior parte da produção nacional de vários alimentos. Porém, apesar de sua importância, esse setor enfrenta muitas dificuldades, sendo uma delas a falta de acesso às informações, que são de grande relevância , pois ajudam o agricultor familiar na tomada de decisão, os tornando mais competitivos no mercado. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de aplicação móvel que auxilie o pequeno produtor na tomada de decisão. Esta pesquisa é exploratória quanto ao objetivo, com abordagem quali-quantitativa. A abordagem qualitativa se deve à identificação dos problemas enfrentados pela agricultura familiar por meio de pesquisa bibliográfica, já a quantitativa é justificada pelo uso de dados secundários utilizadas na aplicação móvel sugerida. Como meio de facilitar o acesso do pequeno agricultor à informação, foi proposto o aplicativo Preço do Campo, que apresentaria o preço médio pago à um determinado produto e o custo de produção estimado, bem como a margem gerada pela diferença entre os dois. Por meio desse aplicativo, o agricultor terá acesso a informações que o ajudarão a decidir o que produzir, por meio dos custos de produção estimado, bem como estabelecer um preço mais justo por seus produtos, com base nos preços médios.

Biografia do Autor

Karen Cristina de Andrade Pereira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Estudante universitária de Administração, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Câmpus deTupã). Técnica em Informática pela Escola Técnica Professor Massuyuki Kawano (Fundação Paula Souza). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social da UNESP. Integrante do Projeto de Extensão "Observatório de Democracia e Gestão Social". Pesquisadora do projeto " O terceiro setor como possibilidade organizacional do desenvolvimento de comunidades tradicionais " com bolsa ICSB ( Iniciação Científica Sem Bolsa) e bolsa (CNPQ/PIBIC).

Vitória Aparecida Cardoso, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Índia Vanuire(2014). Atualmente é da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Administração.

Referências

ALTAFIN, I. Reflexões sobre o conceito de agricultura familiar. 2007. Disponível em: <http://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fitotecniatecnologiadealimentosesocioeconomia716/antoniolazarosantana/conceito-de-agricultura-familiar.pdf> Acesso em: 12 abr. 2016.

BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. 2006. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm> Acesso em: 25 out. 2016.

CONAB-COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Quem somos. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=11&t> Acesso em: 20 out. 2016.

CORNACCHIONE JUNIOR, E. B. Informática às áreas de contabilidade, administração economia. 4.ed. São Paulo: Atlas,2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Altas, 2002.

IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo agropecuário 2006: segunda apuração. Disponível em: < http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/pesquisas/ca/ > Acesso em: 11 jul. 2016.

MDA- MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. PGPAF: desconto para oito produtos. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/pgpaf-desconto-para-oito-produtos> Acesso em: 15 out. 2016.

PORTO, F. Aplicativos mobile: definições, história e previsões. Disponível em: < http://tectriadebrasil.com.br/blog/mercado-de-midias-sociais-blog/aplicativos-mobile-definicoes-historia-e-previsoes/> Acesso em: 21 Out. 2016.

QUEIROZ, T. R.; MORAIS, E. P. de; TORRICELLI, D. Ferramentas de gestão para a agricultura familiar: o uso de sistemas de custeio e indicadores de desempenho. Revista de iniciação científica da Faculdade XV de Agosto. São Paulo, dez. 2004.

UAGRO (2014). Aplicativos rurais auxiliam agricultores na produção. Disponível em: < http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2014/10/31/aplicativos-rurais-auxiliam-agricultores-na-producao.html> Acesso em: 21 Out. 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-03