Desenvolvimento de tecnologias para cultivo de soja em terras baixas
Palavras-chave:
Ambiente Radicular, Nodulação, Compactação do solo, Mecanismos da semeadora, EscarificaçãoResumo
Os trabalhos conduzidos nesta linha de pesquisa visam desenvolver tecnologias que proporcionem produtividade elevada e sustentável de grãos de soja, com minimização de estresses em ambientes de terras baixas. Neste trabalho será feita a apresentação dos principais resultados de pesquisa conduzidos por este grupo de pesquisa nesta década, a partir dos quais ocorreu a intensificação do cultivo de soja nesse ambiente. No entanto, o cultivo de soja em parte destas áreas contém riscos que estão associados à localização geográfica, características dos solos e ao manejo adotado para ao cultivo de arroz, principal cultura em terras baixas. Assim, as práticas de manejo devem contemplar também minimização de riscos por excesso de água, ou seja, os cuidados com a drenagem da área. Por outro lado, a irrigação é fundamental para algumas regiões, pelo regime de chuvas, ou quando se planeja elevados tetos produtivos. Além disso, aspectos de conservação do solo, como menor mobilização e cobertura do solo devem ser pesquisados, pois o manejo destas áreas para cultivos ditos de sequeiro é muito diferente daquele para terras altas e ainda muito pouco se sabe. Finalizando, os trabalhos apresentados aqui envolvem, fundamentalmente práticas de manejo visando a melhoria do ambiente radicular, nodulação da soja e implantação da lavoura.Downloads
Referências
CASSOL, G. V. et al. Sistemas de implantação e irrigação para o cultivo da soja em áreas de arroz. Anais do IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Anais... In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO. Pelotas: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2015
DONATO, G.; MARCHESAN, E. Época de confecção de microcamalhões associado ao manejo do azevém na entressafra no desempenho agronômico de soja em áreas de arroz. Anais da 31a Jornada Acadêmica Integrada. Anais... In: 31a JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2016
FIN, S.; MARCHESAN, E. Persistência de alterações em propriedades físicas de um Planossolo decorrentes de sistemas de implantação associados a plantas de cobertura no inverno. Prelo, 2016.
GOMES, A. DA S.; PAULETTO, E. A. Manejo do solo e da água em áreas de várzea. [s.l.] Embrapa Clima Temperado, 2001.
MARCHESAN, E. Desafios e perspectivas de rotação e/ou sucessão de soja em áreas de arroz. Anais do VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Anais... In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO. Santa Maria: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2013aDisponível em: <http://www.cbai2013.com.br/cdonline/>. Acesso em: 1 jan. 2016
MARCHESAN, E. Subsolagem, aplicação de gesso agrícola e de enxofre elementar em soja em área de várzea. Anais do VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Anais... In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO. Santa Maria: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2013bDisponível em: <http://www.cbai2013.com.br/cdonline/>. Acesso em: 1 jan. 2016
MARCHESAN, E. Manejo do solo e aplicação de gesso agrícola em Planossolo para o cultivo de soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. Prelo, 2016.
MÜLLER, E. A. Capacidade de preparos de solo reduzirem limitações físicas naturais de áreas de várzea para o cultivo de soja. Dissertação—Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
RODRIGUES, F. A. Avaliação de sistemas de implantação de soja em áreas típicas de cultivo de arroz irrigado. Dissertação—Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
SARTORI, G. M. S. et al. Rendimento de grãos de soja em função de sistemas de plantio e irrigação por superfície em Planossolos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 50, n. 12, p. 1139–1149, dez. 2015.
SARTORI, G. M. S. et al. Soybean Tillage Systems and Physical Changes in Surface Layers of Two Albaqualf Soils. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 40, 2016a.
SARTORI, G. M. S. et al. Sistemas de preparo do solo e de semeadura no rendimento de grãos de soja em área de várzea. Ciência Rural, v. 46, n. 3, p. 492–498, mar. 2016b.
SARTORI, G. M. S. et al. Growth and development of soybean roots according to planting management systems and irrigation in lowland areas. Ciência Rural, v. 46, n. 9, p. 1572–1578, set. 2016c.
SCHÜTZ, R. P.; MARCHESAN, E. Mecanismos sulcadores na semeadora para implantação de soja em área de várzea compactada. Anais da 31a Jornada Acadêmica Integrada. Anais... In: 31a JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2016
TRIVISIOL, V.; MARCHESAN, E. Influência da época de dessecação e da quantidade de palha de azevém em atributos físicos do solo e no comportamento agronômico da soja em área de arroz. Anais do 4o Salão de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Anais... In: 4o SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Cachoerinha: 2015.
VIZZOTTO, V. R. Desempenho de mecanismos sulcadores em semeadora-adubadora sobre os atributos físicos do solo em várzea no comportamento da cultura da soja (Glycine Max L). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).