Representação do Conhecimento e Cidades Inteligentes

Lições da Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Cidades Inteligentes, Representação do Conhecimento, Representação da Informação, Amazônia, Sustentabilidade

Resumo

Esta investigação analisa o conceito de cidades inteligentes e suas lições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O objetivo é identificar as principais representações desse conceito no Brasil e como os municípios amazônicos se destacam. A pesquisa é descritiva e exploratória, utilizando métodos indutivos e revisão de literatura. O trabalho evidencia boas práticas em diversas regiões amazônicas, que podem ser replicadas. Os resultados mostram que as cidades inteligentes buscam melhorar a qualidade de vida, apresentando iniciativas que servem de exemplo tanto para a Amazônia quanto para a comunidade global. No Brasil, as principais representações incluem desenvolvimento urbano, transformação digital e sustentabilidade, com municípios amazônicos se destacando por soluções inovadoras, como semáforos inteligentes e ampla cobertura de serviços. A conclusão ressalta que essas representações ajudam a criar iniciativas específicas, com lições valiosas que podem servir de modelo para outras cidades, contribuindo para uma abordagem global da sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Tifany Yukari Pereira

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Euripedes de Marília(2014), especialização em MBA em Administração Pública pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto(2017) e curso-tecnico-profissionalizante em Secretariado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2009). Atualmente é Escrevente Técnico da Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Direito. 

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992), Livre Docente (2003) em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas, Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP no período de 2010 a 2017. Realizou atividades de ensino, pesquisa, extensão, com enfoque na Indexação e Linguagens de Indexação, além de gestão e docência na graduação em Biblioteconomia e Arquivologia da UNESP Campus de Marília no período de 1980 a fevereiro de 2017. Atualmente presta serviços voluntários em ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Campus de Marília. É docente permanente na Pós-Graduação na linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do Programa em Ciência da Informação da UNESP. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP em 2003-2004 e em 2007 e Vice Coordenadora em 2002-2003; 2004-2007; 2007-2010. Como Pesquisadora atua nos Grupos de Pesquisa Representação Temática da Informação (líder) e Leitura, organização, representação, produção e uso da informação UFPB (membro). Desenvolve atividades de pesquisa na UNESP com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1B. É membro das Sociedades Científicas de sua especialidade: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB e do Capítulo Brasileiro da International Society for KnowledgeOrganization ISKO, no Brasil e no exterior da International Society for KnowledgeOrganization ISKO. Profissionalmente atuou como Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP de abril de 1999 a janeiro de 2005. Foi Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília (2008/2012); Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP (2013/2017); Membro da Comissão Permanente de Avaliação da UNESP; Membro da Comissão de Contratação Docente da UNESP; Membro do Conselho Editorial de Periódicos Científicos da UNESP, Assessora do Gabinete do Reitor da UNESP para assuntos de Biblioteca, Vice-Coordenadora do PPGCI da UNESP- Campus de Marília e membro de vários órgãos colegiados locais e centrais da UNESP. No CNPq atuou como Assessora e Presidente do Comitê de área de Comunicação, Artes e Ciência da Informação no período de 2012 a 2017. Atualmente é Supervisora do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Presidente da Comissão Permanente de Publicações e do Conselho de Editores de Periódicos Científicos da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP e coordenadora adjunta em Ciência da Informação da área de Comunicação e Informação da CAPES.É parecerista ad hoc de agências de fomento e participa como revisora e membro de Comitês Científicos de eventos e periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior.

Marcelo Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

É Professor Livre Docente em Teoria das Relações Internacionais da UNESP Campus de Marília no Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Graduado e Mestre em Ciências Sociais pela Unesp e Doutor em Ciência Política pela USP. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. É líder do grupo de pesquisa GEPRI Gestão Pública e Relações Internacionais - certificado no CNPQ, CEO (Chief Executive Officer) do IGEPRI Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais e pesquisador do IPPMar Instituto de Políticas Públicas de Marília, do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais - Unesp e da REDE DE PESQUISA EM POLÍTICA EXTERNA E REGIONALISMO (REPRI). É editor-chefe do periódico científico Brazilian Journal of International Relations. Mantêm coluna de opinião em jornais e revistas e atua como publisher do Observatório da Gestão Pública. Tem diversos livros e artigos publicados no Brasil e em revistas científicas no exterior. É assessor e consultor de agências de fomento à ciência, entre elas FAPESP, CNPQ e CAPES. Possui experiência no mercado financeiro, administrativa na gestão pública e assessoria/consultoria em compras governamentais e internacionais, controle social, advocacia de ideias e Cidades Inteligentes.

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Publicado

2024-12-07

Como Citar

PEREIRA, Tifany Yukari; FUJITA, Mariângela; OLIVEIRA, Marcelo. Representação do Conhecimento e Cidades Inteligentes: Lições da Amazônia. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 10, n. esp. 1, p. e1003208, 2024. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/208. Acesso em: 9 jul. 2025.