A Agricultura familiar a partir da administração
Uma análise sobre racionalidade e tomada de decisão em Dom Pedrito-RS
Palavras-chave:
Agricultor familiar, Racionalidades, Processo decisório, Gerenciamento, Gestão na agricultura familiarResumo
O estudo objetivou analisar uma unidade familiar de produção perante a racionalidade e o processo de tomada de decisão, onde os objetivos específicos estiveram enfatizados em i) descrever a unidade familiar de produção; ii) identificar as racionalidades que guiam a família em suas atividades; e iii) compreender como é conduzido o processo de tomada de decisão na unidade em estudo. Metodologicamente, o estudo tem abordagem qualitativa e caráter descritivo onde aplicou-se o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e observação não-participante. O período de análise transcorreu entre os meses de março a julho de 2023. Para análise e interpretação dos dados, utilizou-se de Análise Textual de Discurso. Como resultados, obteve-se a caracterização da unidade familiar de produção, permitindo a compreensão dos processos produtivos e de gestão. Nesse sentido, foram identificadas as racionalidades que guiam a família em suas atividades: racionalidade funcional e racionalidade substancial, além da racionalidade limitada, a partir do comportamento humano. Ao analisar o processo decisório foi compreendido que as tomadas de decisões são baseadas no modelo inteligência-concepção-escolha-feedback. Foi possível identificar os tipos de decisões mais comuns no que tange a administração e gerenciamento, dadas as complexidades existentes na unidade familiar de produção estudada.
Downloads
Referências
ALTAFIN, I. Reflexões sobre o conceito de agricultura familiar. Brasília: CDS/UnB, p. 1-23, 2007.
CARNEIRO, M. J.; MALUF, R. S. Multifuncionalidade da agricultura familiar. Cadernos do CEAM, 43-58, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2008. 220 p.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
LIMA, A. P. et al. Administração da unidade de produção familiar: modalidades de trabalho com agricultores. 3ª Edição. Ijuí. Editora Unijuí, 2005. 224 p.
MAIA, J. F. et al. Estratégias de comercialização da agricultura familiar durante a pandemia: visão de agricultores e consumidores de Dom Pedrito-RS. Revista de Ciências Agrárias, v. 46, n. 1, p. 14-23, 2023.
MORITZ, G. de O.; PEREIRA, M. F. Processo decisório. 3. ed. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração /UFSC, 2015. 158 p.
PAYÉS, M. A. M.; SILVEIRA, M. A. A racionalidade econômica do empresário familiar. Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA. 1997. 20 p.
PEREIRA, M. J.; FONSECA, J. G. Faces da Decisão: abordagem sistêmica do processo decisório, cap. 7, Aspectos conceituais da Decisão, p, 173 – 182, LTC; 1ª edição, 2009.
PICOLOTTO, E. L. Os atores da construção da categoria agricultura familiar no Brasil. Revista de economia e sociologia rural, 52, 63-84, 2014.
RAMOS, A. G. Administração e contexto brasileiro: esboço de uma teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1983. Cap. 1., itens 1.2 e 1.3.
REICHERT, L. J.; GOMES, M. C. O processo administrativo e a tomada de decisão de agricultores familiares em transição agroecológica. Revista de la Facultad de Agronomía, v. 112, 2013.
SCHULTZ, G. Introdução à gestão de organizações. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. p. 13 – 32.
SILVEIRA, V. N. S. Racionalidade e organização: as múltiplas faces do enigma. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, p. 1107-1130, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000400010
SIMON, H. A. Administrative behavior: a study of decision making processes in administrative organizations. 4.ed. New York The Free Press, 1997.
SPENCER, R; BARROS, M. Razão e racionalidade: ensaios de filosofia. São Paulo: TA Queiroz, 1993.
WANDERLEY, M. de N. B. Raízes históricas do campesinato brasileiro. XX
Encontro Anual das ANPOCS. GT 17. Processos Sociais Agrários. Caxambu, MG,
Disponível em:< https://wp.ufpel.edu.br/leaa/files/2014/06/Texto-5.pdf >.
Acesso em: 15 de maio de 2023.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. 200 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).