Questões interdisciplinares e convergências teóricas

Autores

  • Fábio Mosso Moreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Editorial, Volume 8, Número 2

Resumo

A coleção é aberta por um artigo que traz aportes e conhecimentos da Ciência da Computação aplicados no contexto da Engenharia Agrícola. Intitulado “Automação de cultivo hidropônico com Arduino Uno R3 (RODRIGUES et al., 2022)”, os autores propõem um sistema de automação para controle do cultivo hidropônico de hortaliças com o uso de Arduino. A solução proposta é baseada no monitoramento e coleta de dados climáticos, como, por exemplo, temperatura do ar e umidade do ar, e morfológicos da planta, como o número de folhas e o diâmetro caulinar. Contribuindo com arcabouços teóricos das áreas da Ciência da Informação e da Comunicação, os resultados do artigo intitulado “O rural e a virtualização das relações comerciais: o marketing e a agricultura familiar na era da digitalização (TOLOCKA, 2022)” descrevem características da agricultura familiar brasileira apresentando aspectos (tecnologias, canais, fluxos informacionais) relacionados com a adoção de ações de marketing digital no processo de comercialização. A correlação entre os conhecimentos das Ciências Administrativas e o domínio das Ciências Agrárias se manifesta no conteúdo do artigo intitulado “A relação entre os elementos da cocriação/DART e a certificação Fair Trade no contexto cooperativista (FERNANDES et al., 2022)”, cujo qual os autores apresentam um estudo de caso sobre uma cooperativa que possui selo de produto orgânico para demonstrar o papel das certificações como meio de padronizar a produção, dar visibilidade ao produto e aumentar sua competitividade no agronegócio. A perspectiva das Ciências Econômicas no âmbito da Administração Pública é encontrada no artigo “Relações entre as variáveis macroeconômicas, o Índice de Complexidade Econômica e os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (NETO, 2022)”, que analisa o uso de indicadores econômicos na formulação de estratégias de políticas públicas mercadológicas, apresentando, assim, evidências sobre os aspectos econômicos e o papel dos agentes envolvidos.

O número conta ainda com resultados de uma pesquisa que aborda o problema da sustentabilidade, tema de destaque em áreas do conhecimento como a Engenharia da Produção e de Materiais e a Ecologia. No artigo intitulado “Caracterização do desperdício de frutas, legumes e verduras no varejo supermercadista (DOMINGOS; DIAS, 2022)”, os autores mensuram o desperdício de produtos alimentícios para destacar os pontos de atenção que podem subsidiar a adoção de estratégias de coordenação dos processos produtivos e logísticos em harmonia com a preservação dos recursos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Mosso Moreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Ciência da Informação. Professor na UNESP – Universidade Estadual Paulista. fabio.moreira@unesp.br. https://orcid.org/0000-0002-9582-4218.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

MOREIRA, Fábio Mosso. Questões interdisciplinares e convergências teóricas. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 2, p. 11–13, 2022. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/163. Acesso em: 18 abr. 2024.