Questões interdisciplinares e convergências teóricas
Palavras-chave:
Editorial, Volume 8, Número 2Resumo
A coleção é aberta por um artigo que traz aportes e conhecimentos da Ciência da Computação aplicados no contexto da Engenharia Agrícola. Intitulado “Automação de cultivo hidropônico com Arduino Uno R3 (RODRIGUES et al., 2022)”, os autores propõem um sistema de automação para controle do cultivo hidropônico de hortaliças com o uso de Arduino. A solução proposta é baseada no monitoramento e coleta de dados climáticos, como, por exemplo, temperatura do ar e umidade do ar, e morfológicos da planta, como o número de folhas e o diâmetro caulinar. Contribuindo com arcabouços teóricos das áreas da Ciência da Informação e da Comunicação, os resultados do artigo intitulado “O rural e a virtualização das relações comerciais: o marketing e a agricultura familiar na era da digitalização (TOLOCKA, 2022)” descrevem características da agricultura familiar brasileira apresentando aspectos (tecnologias, canais, fluxos informacionais) relacionados com a adoção de ações de marketing digital no processo de comercialização. A correlação entre os conhecimentos das Ciências Administrativas e o domínio das Ciências Agrárias se manifesta no conteúdo do artigo intitulado “A relação entre os elementos da cocriação/DART e a certificação Fair Trade no contexto cooperativista (FERNANDES et al., 2022)”, cujo qual os autores apresentam um estudo de caso sobre uma cooperativa que possui selo de produto orgânico para demonstrar o papel das certificações como meio de padronizar a produção, dar visibilidade ao produto e aumentar sua competitividade no agronegócio. A perspectiva das Ciências Econômicas no âmbito da Administração Pública é encontrada no artigo “Relações entre as variáveis macroeconômicas, o Índice de Complexidade Econômica e os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (NETO, 2022)”, que analisa o uso de indicadores econômicos na formulação de estratégias de políticas públicas mercadológicas, apresentando, assim, evidências sobre os aspectos econômicos e o papel dos agentes envolvidos.
O número conta ainda com resultados de uma pesquisa que aborda o problema da sustentabilidade, tema de destaque em áreas do conhecimento como a Engenharia da Produção e de Materiais e a Ecologia. No artigo intitulado “Caracterização do desperdício de frutas, legumes e verduras no varejo supermercadista (DOMINGOS; DIAS, 2022)”, os autores mensuram o desperdício de produtos alimentícios para destacar os pontos de atenção que podem subsidiar a adoção de estratégias de coordenação dos processos produtivos e logísticos em harmonia com a preservação dos recursos ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).