Conceitualização da identidade digital como competência informacional no contexto da agricultura familiar
Palavras-chave:
Identidade digital, Reputação online, Competências informacionais, Competências digitais, Agricultura familiarResumo
As atuais competências informacionais têm sido reorientadas para uma perspectiva mais social, tentando abordar novas dinâmicas de participação e criação de conteúdo nas novas mídias digitais. O desenvolvimento e a gestão de uma Identidade digital adequada devem ser entendidos como uma competência informacional indispensável na presença digital atual. O conceito de Identidade Digital apresenta-se como uma competência necessária na esfera econômica da Agricultura Familiar, um sector em pleno desenvolvimento, com características entitativas marcadas pela automatização progressiva e maior visibilidade na esfera social e econômica. São propostas boas práticas e plataformas úteis para uma gestão adequada da Identidade Digital e da Reputação Online neste setor, especialmente dirigida a empresários e startups.Downloads
Referências
ALSOS, G. A.; CARTER, S.; LJUNGGREN, E. (eds.). The handbook of research on entrepreneurship in agriculture and rural development. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2011.
ASSIS RODRIGUES et al. Findability aspects in family farming digital information environments. WAPOR ANNUAL CONFERENCE, BUENOS AIRES, 68., 2015. Proceedings […]. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/294721254_Findability_aspects_in_family_farming_digital_information_environments. Acesso em: 12 nov. 2020.
AULA, P.; HEINONEN, J. The reputable firm: how digitalization of communication is revolutionizing reputation management. Cham: Springer, 2016.
AULA, P.; MANTERE, S. Strategic reputation management: Towards a company of good. New York: Routledge, 2008.
BAUMAN, Z. Globalization: the human consequences. Cambridge: Polity Press, 2005.
BECK, E. N. The invisible digital identity: Assemblages in digital networks. Computers and Composition, London, v. 35, p. 125-140, 2015.
CAMENISCH, J. et al. Blind and anonymous identity-based encryption and authorised private searches on public key encrypted data. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRACTICE AND THEORY IN PUBLIC KEY CRYPTOGRAPHY, 12., 2009, Irvine, CA. Proceedings […]. Berlin: Springer, 2009.
COMISIÓN EUROPEA. Apoyo a los sectores agrícola y alimentario en la crisis del coronavirus. EC, 2020. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/food-farming-fisheries/farming/coronavirus-response_eslatest. Acesso em: 12 nov. 2020.
COMISIÓN EUROPEA EU farms and farmers in 2013: an update. EC, 2015. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/food-farming-fisheries/farming/documents/agri-farm-economics-brief-09_en.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.
COSTA, C. et al. Game creation in youth media and information literacy education. International Journal of Game-Based Learning (IJGBL), Hershey, v.8, n.2, p. 1-13. 2018.
ÇÖTELI, S. The impact of new media on the forms of culture: digital identity and digital culture. Online Journal of Communication and Media Technologies, Cyprus, v. 9, n. 2, p. e201911, 2019.
DEUZE, M. Participation, remediation, bricolage: considering principal components of a digital culture. The Information Society, New York, v. 22, n. 2, p. 63-75, 2006.
FERNÁNDEZ, C. Los mercados de producto local y ecológico afloran en toda España. Bioeco actual, [S. l.]. 2019. Disponível em: https://www.bioecoactual.com/2019/01/03/mercados-de-producto-local-ecologico/. Acesso em: 12 nov. 2020.
FRESNO, M. del. Cómo investigar la reputación online en los medios sociales de la web 2.0. Cuadernos de comunicación Evoca, Madri, v. 5, n. 1, p. 29-33, 2011.
ESPAÑA. Instituto Nacional de Tecnologías de la Comunicación (INTECO). Guía para usuarios: identidad digital y reputación online. INTECO, 2012. Disponível em: https://www.av-asesores.com/upload/590.PDF. Acesso em: 12 nov. 2020.
JACQUES, J. A. Model of the media literacty competences required by personal and shared information management. International Summer School “Digitization and its Impact on Society”, Dresde, 2013.
LANKESTER, A. L. Self-perceived roles in life and achieving sustainability on family farms in North-eastern Australia. Australian Geographer, v. 43, n. 3, p. 233e251, 2012.
LEHMANS, A. New perspectives in Transliteracy and the Evolution of the french “Professeur-Documentaliste”. European Meeting on Media and Information Literacy Education. Milan, 2012.
MARANTO, G.; BARTON, M. Paradox and promise: MySpace, Facebook, and the sociopolitics of social networking in the writing classroom. Computers and Composition, London, v. 27, n. 1, p. 36–47, 2010.
MARZAL, M. A.; BORGES, J. Modelos evaluativos de Metaliteracy y alfabetización en información como factores de excelencia académica. Revista Española de Documentación Científica, España, v. 40, n. 3, p. e184, 2017.
MARZAL, M. A.; MARTÍNEZ-CARDAMA, S. Clasificación de la investigación académica en Metaliteracy. Revista Española de Documentación Científica, España, v. 43, n. 4, p. e279, 2020.
NASCIMENTO FERREIRA, D. J.; HILLING, C. Juventude Rural e Protagonismo: caminhos para o desenvolvimento local. RECoDAF: Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, v. 4, n. 2, p. 200-227, 2018.
O’HARA, K.; TUFFIELD, M. M.; SHADBOLT, N. Lifelogging: privacy and empowerment with memories for life. Identity in the Information Society, Dordrecht, v. 1, n. 1, p. 155-172, 2008.
POLINARIO, J. Cómo divulgar ciencia a través de las redes sociales. Almería: Círculo Rojo, 2016.
SANTAMARÍA RAMOS, F. J. Identidad y reputación digital. Visión española de un fenómeno global. Ambiente Jurídico, Manizales, n. 17, p. 11-43, 2015.
SUESS-REYES, J.; FUETSCH, E. The future of family farming: A literature review on innovative, sustainable and succession-oriented strategies. Journal of rural studies, New York, v. 47, p. 117-140, 2016.
ZLOTEANU, M. et. al. Digital identity: the effect of trust and reputation information on user judgement in the Sharing Economy. PloS one, United States, v. 13, n. 12, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).