Comportamento informacional e o uso das informações contábeis no agronegócio
Palavras-chave:
Informação contábil, Comportamento Informacional, AgronegócioResumo
O agronegócio brasileiro desponta como um dos principais geradores de riqueza e renda para a economia do país, e destaca-se como um grande produtor para o consumo interno e também para abastecer o celeiro global. Frente a essa realidade, o empresário rural deve manter-se bem informado acerca das informações essenciais e estratégicas para a gestão do agronegócio. Dentre o universo informacional no qual o empresário rural lida constantemente, tem-se a informação contábil como insumo norteador para a gestão do agronegócio. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os comportamentos informacionais do empresário rural e do profissional contábil em relação ao uso da informação contábil, tendo como alicerce a cultura informacional da empresa rural. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Como resultado, foi possível identificar as ações necessárias, essenciais e fundamentais em relação aos comportamentos informacionais do empresário rural e do profissional contábil como intensificadoras e estimuladoras para se fazer o uso da informação contábil na tomada de decisão sintetizado por meio de um mapa conceitual. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce que impulsiona ambos comportamentos em relação ao uso da informação contábil na gestão da empresa rural.Downloads
Referências
ALVES, A.; BARBOSA, R. R. Influências e barreiras ao compartilhamento da informação: uma perspectiva teórica. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39, n. 2, p.115-128, maio/ago. 2010.
BELLUZZO, R. C. B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2. ed. Bauru: Cá Entre Nós, 2007.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Projeções do agronegócio Brasil 2018/19 a 2028/29. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica-agricola/todas-publicacoes-de-politica-agricola/projecoes-do-agronegocio/projecoes-do-agronegocio-2018-2019-2028-2029/. Acesso em: 31 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Brasil lidera produtividade agropecuária mundial. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/noticias/brasil-lidera-produtividade-agropecuaria-mundial. Acesso em: 31 jul. 2019.
CASARIN, H. C. S.; OLIVEIRA, E. S. O uso da informação no âmbito acadêmico: o comportamento informacional de pós-graduandos na área de educação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 17, p.169-187, 2012. Número especial.
CAVALCANTE, L. F. B.; VALENTIM, M. L. P. Relações entre os modelos mentais e comportamento informacional. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Senac, 2006.
CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 9. ed. São Paulo: Altas, 2019.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DE SORDI, J. O. Administração da informação e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.
FERNÁNDEZ MARCIAL, V. Comportamiento informacional: nuevos escenarios, nuevos desafios. Páginas a&b, Lisboa, S.3, p. 3-16, 2018. Número especial.
FONSECA, R. A.; NASCIMENTO, N. F. do.; FERREIRA, R. do N.; NAZARETH, L. G. C. Contabilidade rural no agronegócio brasileiro. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 12., 2015, Resende. Anais […]. Resende: AEDB, 2015. p.1-12. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/17922219.pdf. Acesso em: 14 ago. 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ILHARCO, F. Filosofia da informação: uma introdução à informação como fundação da acção, da comunicação e da decisão. Lisboa: Universidade Católica, 2003.
LANCASTER, F. W. O currículo de ciência da informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, DF, v. 17, n. 1, p. 1-20, 1989.
LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MARION, J. C. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MARION, J. C.; SANTOS, A. C. M. Contabilidade básica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. (org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 76-97.
RODRIGUES, A. et al. A nova contabilidade rural. São Paulo: IOB, 2011.
RODRIGUES, A. O.; BUSCH, C. M.; GARCIA, E. Contabilidade rural. 3. ed. São Paulo: IOB – SAGE, 2015.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-61, jan./jun. 1996.
SMITH, M. S. J. A cultura informacional como alicerce de gestão contábil nas pequenas e médias empresas. 2013. 256f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
VALENTIM, M. L. P. Ambientes e fluxos de informação em contextos empresariais: o caso do setor cárnico de Salamanca/Espanha. BRAJIS, Marília, v. 7, p. 299-323, 1 Semestre 2013. Número especial.
WILSON, T. D. Human information behavior. Information Science, Santa Rosa, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000.
WOIDA, L. M. Análise dos elementos da cultura informacional para a construção de diretrizes no contexto da inteligência competitiva. 2013. 220 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
WOIDA, L. M. Busca, acesso, compartilhamento e uso de informação em micro e pequenas empresas do Brasil. Ibercid, Zaragoza, v. 13, n. 1, p. 51-56, ene./jun. 2019.
WOIDA, L. M. Cultura informacional voltada à inteligência competitiva organizacional no setor de calçados de São Paulo. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.
WOIDA, L. M.; VALENTIM, M. L. P. Cultura Informacional voltada ao processo de inteligência competitiva organizacional no setor de calçados de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais […]. São Paulo: IBICT/USP, 2008. p. 1-16.
ZUIN, L. F. S.; QUEIROZ, T. R. Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade. São Paulo: Saraiva, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).