Expediente

Editores

Fernando de Assis Rodrigues - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Fernando de Assis Rodrigues

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Especialista em Sistemas para Internet pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Membro dos grupos de pesquisa Novas Tecnologias em Informação - GPNTI (UNESP), Informação, Dados e Tecnologia - IDT (USP) e Dados e Metadados (UFSCar). Colaborador do Projeto de Extensão Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF). Atua nas áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Bancos de Dados, Tecnologia de Informação e Comunicação e Ambientes Informacionais Digitais, focado principalmente nos seguintes temas: Privacidade, Redes Sociais, Coleta de Dados, Acesso a Dados, Linked Data, Linked Open Data, Metadados, Internet Applications, Linguagens de Programação, Banco de Dados e Bases de Dados, Governo eletrônico, Open Government Data e Transparência Pública.

 

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana

Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Engenharias - FCE, Campus de Tupã, em regime de dedicação exclusiva, onde é Coordenador Local do CENEPP-Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas e Ouvidor Local. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, Mestrado em Ciência da Informação (2002), Doutorado em Ciência da Informação (2008) e Livre-Docente em Sistemas de Informações Gerenciais pela UNESP (2017). Possui especializações em Orientação à Objetos (1996) e Gestão de Sistemas de Informação (1998). Parecerista ad hoc de periódicos e de agências de fomento. Membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação GPNTI-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor, integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

 

Comissão Editorial

Alfredo Bonini Neto - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Alfredo Bonini Neto

Possui graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Dracena - UNIFADRA, (2002), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS - UNESP, Ilha Solteira (2006). Terminou o doutorado em junho de 2011 pelo programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, área de concentração - Automação, linha de pesquisa - Sistemas de Energia Elétrica, pela UNESP, Ilha Solteira. Finalizou o Pós-Doutorado em 2013 na área de Engenharia Elétrica UNESP - Ilha Solteira com pesquisa em sistemas elétricos de potência e técnicas matemáticas de parametrização para resolução de sistemas de equações não lineares visando a obtenção do ponto crítico e a eliminação da singularidade da matriz Jacobiana. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Tupã no conjunto das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I à IV, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Cálculo Numérico e Matemática Aplicada a Engenharia de Biossistemas. Está trabalhando com pesquisas na Área de Otimização, Métodos da Continuação (Técnicas de Parametrizações) e Sistemas Computacionais Inteligentes aplicados a Engenharia (Lógica Fuzzy e Redes Neurais Artificiais).

 

Ana Carolina Simionato - UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Ana Carolina Simionato

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2010), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Ciência da Informação (Linha de pesquisa 'Informação e Tecnologia') pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Desde 2015, é docente Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPCGI/UFSCar e na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI/UFSCar. É líder do grupo de pesquisa "Dados e Metadados" e colabora com os grupos de pesquisa "Organização e Representação da Informação e do Conhecimento de Recursos Imagéticos" e "Novas Tecnologias em Informação". Atualmente, exerce a função de Coordenadora da Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT). Tem experiência em metadados, catalogação e descrição arquivística e museológica, modelagem conceitual (FRBR, FRAD e FRSAD) e audiovisuais. Seus temas preferencias são: dados e metadados, Linked Data, Web Semântica, Modelo conceitual, Curadoria digital, Patrimônio cultural, Imagem e Audiovisual.

 

Cristian Berrío-Zapata - UFPA - Universidade Federal do Pará, Brasil

Cristian Berrío-Zapata

Professor adjunto da Faculdade de Arquivologia e coordenador da Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto de Ciências Socais Aplicadas (ICSA), Universidade Federal do Pará UFPA. Possui graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia, especialização em Gestão de Tecnologia e Competitividade da Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia, diplomado em Pesquisa da Gestão na Universidade de Rouen em França, Mestre em Administração pela Universidade Nacional da Colômbia, e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Pesquisa na Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) problemas relacionados a discurso e poder na perspectiva Crítica, nas áreas de Exclusão Digital, Exclusão Digital de Gênero, Governo eletrônico (e-Government), e Informática Comunitária aplicada no campo da saúde pública e a agricultura familiar. Tem experiência em metodologias de Análise de Domínio, Bibliometria, Psicometria, Estudo de Caso e Análise de Conteúdo. Está desenvolvendo projetos de pesquisa sobre a Perspectiva Crítica na Ciência da Informação, a medição de Exclusão Digital de Gênero, Comportamento Política e mediação das TIC, as Epidemias da Dengue do ponto de vista informacional, e a Medição da Apropriação Tecnológica em estudantes universitários.

 

Elaine Parra Affonso - FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, Brasil

Elaine Parra Affonso

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI); Mestre em Ciência da Computação pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM/Marília). Possui Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) - Extensão Ourinhos; Licenciatura em Informática pela Universidade Católica de Brasília (UCB/Brasília) e Especialista em Métodos Quantitativos Aplicados pela Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI/Adamantina). Atualmente é Professora na Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente - FATEC, docente do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial. Atua na área da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, focada principalmente nos seguintes temas: Privacidade e Anonimização de dados.

 

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI). Atualmente é bibliotecária da Unesp de Marília. Colaboradora do Projeto Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2015. Pesquisa sobre gestão de dados, Plano de gerenciamento de dados, Repositórios de dados científicos e direitos autorais de dados.

 

Elvio Gilberto da Silva - USC - Universidade do Sagrado Coração, Brasil

Elvio Gilberto da Silva

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (1999), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2004) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), é pós-doutorando em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Trabalha atualmente como professor adjunto II na Universidade do Sagrado Coração, onde é coordenador dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software e Gestão e Governança em Tecnologia da Informação (GGTI). Já lecionou nas seguintes Instituições: Associação Educacional Nove de Julho (UNINOVE) e Anhanguera Educacional. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, Inteligência Artificial, Redes e Sistemas Distribuídos e Computação Aplicada. Atualmente é líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Engenharia e Ciência da Computação (GPECC).

 

Fábio Mosso Moreira - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Fábio Mosso Moreira

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã). Mestrado concluído em Ciência da Informação - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília). Doutorado em andamento Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília). Atua como membro do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação - GPNTI (UNESP/Marília). Membro da Comissão Executiva da Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF). Possui Habilidade Profissional Técnica em Informática pela ETEC Massuyuki Kawano - Centro Paula Souza de Tupã. Tem experiência profissional na área de Sistemas de Informação ERP para Operações de Logística. Atualmente realiza pesquisas com foco na investigação de temas ligados à utilização de recursos digitais para a disponibilização e acesso a dados governamentais de Políticas Públicas no âmbito da Agricultura Familiar.

 

Guilherme Ataíde Dias - UFPB - Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Fernando de Assis Rodrigues

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba ? UFPB Campus II (1990), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa ? UNIPE (2010), Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University ? CCSU (1995), Doutor em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo ? USP (2003) e Pós-Doutor pela UNESP (2011). Atualmente é professor Associado III na Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciência da Informação. Está envolvido com a Pós-Graduação através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFPB . Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Representação do Conhecimento; Arquitetura da Informação; Segurança da Informação; Tecnologias da Informação e Comunicação; Informação em Saúde; Redes Sociais; Software Livre; Direito, Ética e Propriedade Intelectual no Ciberespaço; Gestão de Dados Científicos; Informação Jurídica; Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.

 

Jacquelin Teresa Camperos Reyes - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

Jacquelin Teresa Camperos Reyes

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Marília-SP, Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" UNESP/Marília-SP, especializada em Alta Gerencia pela Universidad Libre, Cúcuta-Colombia, graduada em Engenharia de Sistemas pela UFPS, Cúcuta-Colômbia. Bolsista do programa OEA-Grupo Coimbra de Universidades de Brasil. Experiência docente em modelagem de banco de dados na UFPS (Colômbia), Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação no Servicio Nacional de Aprendizaje SENA (Colômbia). Experiência na formulação de projetos de pesquisa aplicada no SENA (Colômbia). Avaliadora da Rede Colombiana de Semilleros de Investigación REDCOLSI. Certificada em Competência Laboral para Integrar as TIC nos Processos de Ensino pelo SENA. Experiência em processos de implantação e gestão de sistemas de informação focados em faturação e estatísticas para instituições de saúde, e gestão de informação do Sistema de Segurança Social. Membro do Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar CODAF da UNESP de Tupã-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação GPNTI da UNESP de Marília-SP, na linha Informação e Tecnologia, as temáticas Dados Abertos e Representação de dados no domínio governamental.

 

João Arlindo dos Santos Neto - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Brasil

João Arlindo dos Santos Neto

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, na Linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi Bolsista de Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 03/2017 a 04/2017. Atualmente, é Professor Colaborador do Departamento de Ciência da Informação da UEL. Na mesma Instituição, atuou na graduação e pós-graduação (lato sensu), no período de 02/2015 a 02/2017 como Coordenador de Estágio do curso de Arquivologia, membro da Comissão de Ensino do mesmo Departamento e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. No âmbito da docência orientou monografias de especialização, iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios. Na graduação ministrou as disciplinas de Fontes de Informação Bibliográficas e Especializadas; Recursos Informacionais para a Pesquisa Científica; Mediação da Informação; Serviço de Informação e Referência; Centros Culturais, Bibliotecas Públicas e Escolares; Marketing aplicado a Ciência da Informação; Normalização Documentária e Metodologia da Pesquisa. Na pós-graduação ministrou a disciplina Tópicos Especiais em Biblioteca Escolar e Metodologia Científica. É pesquisador no Grupo de Pesquisa 'Interfaces: Informação e Conhecimento' da UEL e membro do Grupo de Pesquisa 'Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional' da UNESP/Marília, ambos credenciados ao CNPq. Atua com os seguintes temas da pesquisa: Mediação da informação; Mediação implícita da informação; Interferência do profissional da informação; Ética profissional; Ética na mediação da informação; Mediação da leitura; Mediação cultural; Mediação pedagógica. E-mail para contato: santosneto@uel.br.

 

Larissa Pavarini Luz - FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, Brasil, Brasil

Larissa Pavarini Luz

Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM); Professora Mestre na Faculdade de tecnologia "Júlio Julinho Marcondes de Moura" - FATEC Garça, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e integrante do Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica e Tecnológica da FATEC (Garça). Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP/ Marília, na linha de Informação e Tecnologia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: Banco de Dados, SCRUM, Interação Humano Computador, Jogos computacionais, e Realidade Virtual. Atua na linha de pesquisa da Ciência da Informação em Web Semântica, Linked Data, Dados Abertos e Acervos Digitais e é membro do NEWSDA - Núcleo de Estudos em Web Semântica e Dados Abertos.

 

Maria Elisabete Catarino - UEL - Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Maria Elisabete Catarino

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (Portugal, 2009). Possui mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), especialização em Gestão da Informação em Unidades de Informação em C&T (1997) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1992). Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina exerci o cargo de Diretora Sistema de Bibliotecas da universidade. Na área administrativa acadêmica exerci cargos de chefia de departamento, membro CA, comissões avaliativas, concursos, etc. consultora AdHoc na avaliação trienal dos programas de pós graduação na área de Comunicação e Informação CAPES. Atuei no Departamento de Ciência da Informação nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares, no Mestrado Profissional em Gestão da Informação e no Mestrado em Ciência da Informação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação, principalmente nos seguintes temas: Web, Web Semântica, Ontologias, Folksonomias, Dublin Core e Tecnologias de Informação aplicadas à Representação descritiva. Pesquisadora e gestora de grupos de pesquisa.

 

María Laura Foradori - Faculdade de Direito e Ciências Sociais (UNC), Argentina

María Laura Foradori

Advogada pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Doutora em Ciências Políticas no Centro de Estudos Avançados (CEA-UNC). Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com orientação em Educação Ambiental pela Universidade Nacional de Quilmes. Especialista em Educação Ambiental (FUNIBER). Doutoranda do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET). Professora do curso "Ética Profissional" do Bacharel em Ambiente e Energias Renováveis da Universidade Nacional de Villa María, e "Direito Ambiental" na Universidade do século adscripta 21 nos assentos de Direito Constitucional e Ambiental dos Recursos Naturais (UNC) de Gestão Ambiental (UNVM). Coordenadora do Mestrado em Direito e Argumentação da Faculdade de Direito e Ciências Sociais (UNC). Coordenador e membro do grupo de pesquisa "Seminário Permanente de Direito Ambiental" do Centro de Pesquisas Jurídicas e Sociais da UNC. Membro do grupo de pesquisa "Pesquisa em Gestão Ambiental e Educação (PGEA)" da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro ativo do Instituto de Direito Ambiental da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Católica de Córdoba, sob a direção da Dra. Marta Susana Juliá. Suas áreas de interesse são políticas ambientais públicas, direito ambiental, com ênfase em políticas de educação ambiental de uma perspectiva crítica latino-americana.

 

Pascal Aventurier - França

Pascal Aventurier

Pesquisador da informação, engenheiro no centro INRA Provence-Alpes-Côte d’Azur em Avignon, França. Interesse pela cultura brasileira, e pelo mundo das ciências da informação dentro do contexto brasileiro. Pesquiso sobre a publicação científica e disseminação do conhecimento científico.

 

Comissão Executiva

Fábio Mosso Moreira

Fábio Mosso Moreira

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã). Mestrado concluído em Ciência da Informação - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília). Doutorado em andamento Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília). Atua como membro do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação - GPNTI (UNESP/Marília). Membro da Comissão Executiva da Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF). Possui Habilidade Profissional Técnica em Informática pela ETEC Massuyuki Kawano - Centro Paula Souza de Tupã. Tem experiência profissional na área de Sistemas de Informação ERP para Operações de Logística. Atualmente realiza pesquisas com foco na investigação de temas ligados à utilização de recursos digitais para a disponibilização e acesso a dados governamentais de Políticas Públicas no âmbito da Agricultura Familiar.

 

Pedro Henrique Santos Bisi

Pedro Henrique Santos Bisi

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / Marília, São Paulo), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de Tupã. Colaborador do Projeto de Extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF). Membro da comissão executiva do periódico científico Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF). Atua na área de Tecnologia de Informação e Comunicação nos seguintes temas: Coleta de Dados e Acesso a Dados voltados para Agricultura Familiar.

 

Normalização

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI). Atualmente é bibliotecária da Unesp de Marília. Colaboradora do Projeto Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2015. Pesquisa sobre gestão de dados, Plano de gerenciamento de dados, Repositórios de dados científicos e direitos autorais de dados.

 

Richele Grenge Vignoli

Richele Grenge Vignoli

Doutoranda desde 2018 pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília - SP, linha 1 de Informação e Tecnologia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2014 com a dissertação intitulada de "A Dark Web e seus Não Lugares: por um estudo das dobras invisíveis do ciberespaço." Possui especialização em "Gestão de Bibliotecas Universitárias" realizada na UEL em 2010. Graduou-se em Biblioteconomia em 2008 também pela UEL. Lecionou na UEL de 2011 a 2014 nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Secretariado Executivo. Também na UEL, atuou como Coordenadora e Vice-coordenadora de Estágio do Curso de Arquivologia e Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso do mesmo curso. Participa como colaboradora no Projeto de Pesquisa "Knowledge Graph e o Google, índice ou enciclopédia?: por uma abordagem semântica dos índices contemporâneos," coordenado pela Profa. Dra. Silvana Drumond Monteiro da UEL, desde 2015. Participa também como colaboradora no Projeto de Pesquisa "Informação, memória e sociedade" coordenado pelo Prof.º Dr.º Ricardo Medeiros Pimenta do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 2014. Atualmente pesquisa o ciberespaço, as TICs, a organização da informação e do conhecimento na web, assim como o conceito antropológico de Não Lugares de Marc Augé e Bauman em ambientes virtuais.

 

Tradução

Jacquelin Teresa Camperos Reyes

Jacquelin Teresa Camperos Reyes

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Marília-SP, Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" UNESP/Marília-SP, especializada em Alta Gerencia pela Universidad Libre, Cúcuta-Colombia, graduada em Engenharia de Sistemas pela UFPS, Cúcuta-Colômbia. Bolsista do programa OEA-Grupo Coimbra de Universidades de Brasil. Experiência docente em modelagem de banco de dados na UFPS (Colômbia), Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação no Servicio Nacional de Aprendizaje SENA (Colômbia). Experiência na formulação de projetos de pesquisa aplicada no SENA (Colômbia). Avaliadora da Rede Colombiana de Semilleros de Investigación REDCOLSI. Certificada em Competência Laboral para Integrar as TIC nos Processos de Ensino pelo SENA. Experiência em processos de implantação e gestão de sistemas de informação focados em faturação e estatísticas para instituições de saúde, e gestão de informação do Sistema de Segurança Social. Membro do Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar CODAF da UNESP de Tupã-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação GPNTI da UNESP de Marília-SP, na linha Informação e Tecnologia, as temáticas Dados Abertos e Representação de dados no domínio governamental.

 

Paloma Marín Arraiza

Paloma Marín Arraiza

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP Marília, com pesquisas sendo desenvolvidas na linha de Informação e Tecnologia. Foco: Enhanced Publications, Open Science e Tecnologias Semânticas. Licenciada em Física (European Qualifications Framework 7 - Equivalência com Mestrado) pela Universidade de Granada (Espanha) no ano 2013 e Mestre em Informação e Comunicação Ciêntífica pela mesma universidade no ano 2014. Durante a Licenciatura, no ano letivo 2010-2011, realizou um intercâmbio na Universidade Livre de Berlin com o financiamento do programa ERASMUS. Durante o mestrado desenvolveu as atividades de pesquisa para a dissertação na UNESP de Marília como visitante no PPGCI. Foi funcionária da Biblioteca Nacional Alemã de Ciência e Tecnologia (Technische Informationsbibliothek,TIB) na área de desenvolvimento de materiais não textuais. Atuou principalmente nos temas: Linked Open Data, Content/Data Mining, Video Identification e Comunicação da Ciência. Ainda, desenvolveu também propostas de projetos a serem financiados com fundos alemães e europeus para a ciência. Outras areas de interesse são a revisão, redação e a edição de textos científicos, divulgativos e materiais didáticos em espanhol e inglês segundo os padrões e normas de publicação científica.

 

Ex-colaboradores

Cristina Toyoko Hashimoto

Cristina Toyoko Hashimoto

Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - linha de pesquisa: Informação e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) - Câmpus de Tupã. Já atuou em estudos sobre Gestão e Educação Ambiental, participando de projetos de pesquisa e extensão ( Iniciação Científica e Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista - REAP). Colaboradora do Projeto de Extensão Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF). Atualmente atua na área de Ciência da Informação.

 

Diana Vilas Boas Souto Aleixo

Diana Vilas Boas Souto Aleixo

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Marília). Mestre em Ciência da Informação (2014) e graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Colaboradora no Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2016, editora da Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (ReCoDAF). Atua como docente nos cursos de graduação de Arquivologia, Biblioteconomia e Secretariado Executivo , e Especialização do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina; e como consultora independente em gestão e organização de arquivos.