Novas conexões para o desenvolvimento rural: a Agricultura Familiar e a perspectiva do Jovem Administrador

Vanessa Micheli Slodkowski, Denise Medianeira Mariotti Fernandes

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre a proposta curricular da linha de formação do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, e a perspectiva de desenvolvimento rural percebida pelos filhos de agricultores graduados entre 2014 e 2016 e os graduandos que se formaram bacharéis em 2017/2. Para isso, optou-se por uma pesquisa participativa de natureza qualitativa e descritiva. Para atender ao objetivo proposto utilizou-se de uma entrevista com um roteiro pré-estabelecido, aplicado junto a uma amostra de 18 pessoas, a fim de obter informações a respeito da relação entre a proposta curricular do curso e o desenvolvimento da propriedade rural. A aplicação da pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2017. Entre os resultados obtidos, os índices analisados de maior representatividade se referem à mão de obra utilizada na propriedade, que em grande parte é familiar, e à relativa importância da linha de formação do Curso de Administração. Por fim, compreende-se que o grande benefício que concentra o Curso de Administração, com a linha de formação Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial envolvendo discussões abrangentes acerca da realidade agropecuária e agroindustrial, auxiliando desse modo o desenvolvimento agrícola e agroindustrial.

Palavras-chave


Administração; Desenvolvimento Rural; Agricultura Familiar

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