Consulta de dados sobre animais in loco de pequenos produtores

Autores

  • Maisa Benito Pimentel Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Melissa Midori Nagaoka Nakamura Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Criação de Gados, Dispositivos Móveis, Controle de Animais

Resumo

A criação e a comercialização de gado vem crescendo potencialmente no país ao longo dos anos, fazendo com que haja um aumento no interesse dos produtores em aplicar novas tecnologias para conseguir permanecer neste mercado cada vez mais competitivo. As tecnologias que estão sendo aplicadas abrangem tanto novas técnicas produtivas quanto ferramentas de gestão, controle e monitoramento dos animais. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um aplicativo para viabilizar a transmissão e consulta de dados sobre os animais por meio de uma plataforma móvel, informando características do gado, como: origem, peso registrado na última pesagem, raça, vacinação, entre outras. A utilização de uma tecnologia aplicada a dispositivos móveis poderá resolver os problemas dos criadores de terem que transportar computadores ou cadernetas de anotações até o local onde encontram-se dispostos os animais, oferecendo praticidade e rapidez no processo decisório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maisa Benito Pimentel, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do Curso de Administração, Departamento de Administração, UNESP – Faculdade de Ciências e Engenharia.

Melissa Midori Nagaoka Nakamura, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do Curso de Administração, Departamento de Administração, UNESP – Faculdade de Ciências e Engenharia.

Referências

BRIDI, A. M.; CONSTANTINO, C. Qualidade e avaliação de carcaças e carnes bovinas. 20--. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gpac/pages/arquivos/Qualidade%20e%20Avaliacao%20de%20Carcacas%20e%20Carnes%20Bovinas.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014.

FREITAS, T. M. S. Vacinas utilizadas no manejo sanitário de bovinos. 2012. 38 f. Trabalho apresentado como seminário junto à disciplina de Seminários Aplicados do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Escola de Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: <http://ppgca.evz.ufg.br/up/67/o/Vacinas_utilizadas_no_manejo_sanit%C3%A1rio_de_bovinos.pdf?1352460327>. Acesso em: 10 out. 2014.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

PIMENTEL, Maisa Benito; NAKAMURA, Melissa Midori Nagaoka. Consulta de dados sobre animais in loco de pequenos produtores. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 1, p. 54–61, 2015. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/6. Acesso em: 23 abr. 2024.