As inter-relações entre as TIC e a Agricultura Familiar.

Autores

  • Cidonea Machado Deponti Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Rosane Bernardete Brochier Kist Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Augusta Machado Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Palavras-chave:

Tecnologias de Inovação e Gestão, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho de pesquisa e extensão tecnológica referente ao Projeto denominado "O uso e a apropriação de TICs pela agricultura familiar no Vale do Caí - RS", financiado pelo edital do MCTI/CNPq, pela FAPERGS e pela UNISC, desenvolvido em parceria com a EMATER/ASCAR-RS, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, as escolas rurais situadas no Vale do Caí, os alunos dos cursos de graduação em Contábeis e Administração do Campus de Montenegro/UNISC e os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. O presente artigo refere-se a uma revisão bibliográfica da produção realizada pela equipe do projeto e objetiva demonstrar as inter-relações entre o uso e a apropriação das TIC e a agricultura familiar. Identificou-se que somente o acesso das famílias de agricultores às novas tecnologias e uma infraestrutura adequada não garantem, por si só, a utilização das TIC. Conclui-se que a apropriação das TIC pela agricultura familiar depende de um processo de mediação e interface social entre a Universidade e a sociedade, exigindo equipes de trabalho interdisciplinares, recursos para a extensão, projetos com maturação de longo prazo, sem limites de tempo e de metas. Além disso, destaca-se que a compreensão do universo simbólico e do cotidiano dos agricultores deve ser o ponto de partida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cidonea Machado Deponti, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM (1999), Mestrado em Integração Latino-Americana, 2001, pelo Programa de Pós-Graduação em Integração Latino-Americana da UFSM; Especialização em Desenvolvimento Rural e Agroecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, convênio EMATER/RS-ASCAR (2001); Doutorado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, 2010; Intercâmbio acadêmico, 2000, junto ao Campus de Lugo, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Atuou na EMATER/RS-ASCAR no período de 2000 a 2002, como economista (técnico-científico). Desenvolveu atividades de docência nas Universidades de Santa Maria (UFSM), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria (UNIFRA). Tem experiência na área de Economia, Desenvolvimento rural, Desenvolvimento regional, Sociologia do desenvolvimento, com ênfase nos seguintes temas: extensão rural, indicadores de sustentabilidade, integração econômica, agricultura familiar, diversificação produtiva, arranjos produtivos locais, turismo rural, agroindústrias. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior- PDJ (CNPq/UFRGS) no período de abril de 2011 a março de 2012. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS.

Rosane Bernardete Brochier Kist, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC (2016). Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Abordagem Grupal, Pessoas Idosas, Grupos de Convivência e Relações Familiares, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoas idosas, abordagem grupal em grupos de convivência, serviço social, cidadania, direitos, políticas públicas, desenvolvimento regional. Possui experiência também no Judiciário através da realização de Perícias Sociais na área da infância e da juventude e como Mediadora Cível no CEJUSC de Santa Cruz do Sul. No período de setembro de 2009 a julho de 2010 esteve inserida no Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior PDEE/CAPES, realizando parte de seus estudos na Universidade de Barcelona, Espanha. No segundo semestre de 2012 atuou como docente do Curso de Serviço Social da UNISC e no período de 2012-2016 esteve inserida no Programa de Bolsas de Pós-Doutorado ? DOCFIX, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Integrante do Observatório do Desenvolvimento Regional e do Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais GEPEUR/UNISC, cadastrado no CNPq.

Augusta Machado, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Referências

AREND, S. C.; DEPONTI, C. M.; KIST, R. B. B. O uso de TIC pela agricultura familiar no Território do Citrus Vale do Caí-RS. Informe GEPEC, Toledo, v. 20. N. 2, p. 71-84, jul./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2017.

BALBONI, M. R. Por detrás da inclusão digital: uma reflexão sobre o consumo e a produção de informação em centros públicos de acesso à Internet no Brasil. 2007. 210 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BARCELOS, L. et al. Agricultura familiar e tecnologias de informação e comunicação (tics): projeto piloto Vale do Caí. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 1, p. 106 – 117, 2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/4454>. Acesso em: 6 de junho 2017.

BATALHA, M. O.; BUAINAIN, A. M.; SOUZA FILHO, H. M. Tecnologia de gestão e agricultura familiar. In: SOUZA FILHO, H. M.; BATALHA, M. O. Gestão integrada da agricultura familiar. São Paulo: Ed. da UFSCar, 2004. p. 43-65. Disponível em: <http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/241/Tecnologia%20de%20Gest%C3%A3o%20e%20Agricultura%20Familiar.pdf>. Acesso em: 6 de junho 2017.

BUAINAIN, A. M., SOUZA FILHO, H.; SILVEIRA, J. M. Inovação tecnológica na agricultura e agricultura familiar. In: LIMA, D; WILKINSON, J. (Org.). Inovação nas tradições da agricultura familiar. Brasília, DF: CNPq/Paralelo, 2007.

CABRERA, L. C.; SILVEIRA, A, C, M,; SILVEIRA, V. C. P. Tecnologias de informação e comunicação: o caso do Sistema de Alerta. In: 48º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande. Anais eletrônicos ... Campo Grande: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2010. 1 CD-ROM.

CENTRO DE ESTUDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (CETIC). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros [livro eletrônico]: TIC domicílios 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. Disponível em: <http://cetic.br/pesquisa/domicilios/>. Acesso em 06 de junho 2017.

DEPONTI, C.; ALMEIDA, J. Mediação social nos projetos de desenvolvimento rural: reflexão teórica e contextualização do caso brasileiro. In: MANZANAL, M.; NEIMAN, G. (Org.). Las agriculturas familiares Del MERCOSUR: trayectorias, amenazas e desafios. Ediciones; Ciccus, 2010. p. 21-44.

DEPONTI, C. M. As “agruras” da gestão da propriedade rural pela agricultura familiar. REDES: Revista do Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, v. 19, p. 9-24, 2014. Edição especial. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/download/5150/3555>. Acesso em: 6 jun. 2017.

DEPONTI, C. M.; KIST, R. B. B.; AREND, S. Desenvolvimento regional e agricultura familiar: o uso e a apropriação das TICs no Vale do Caí – RS. Desenvolvimento Regional em debate, Canoinhas, v. 5, p. 170-187, 2015. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5443888.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2017.

DEPONTI, C. M. et al. O uso de tecnologias de informação e de comunicação (TICs) pela agricultura familiar no Vale do Caí: projeto-piloto de Montenegro-R. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v.1, p.60-75 - 75, 2015. Disponível em: <http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/88>. Acesso em 06 de junho 2017.

DEPONTI, C. M. et al. Desenvolvimento regional e ações no território: o uso e a apropriação de tecnologias e informação e de comunicação no Vale do Caí-RS. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SETED-ANTE, 2., 2015, Santiago de Compostela. Anais... Santiago de Compostela, 2015. p. 991-1006.

DEPONTI, C. M. et al. Tecnologias de informação e de comunicação (TICs) e agricultura familiar – a incompatibilidade entre a existência e a apropriação: Projeto Piloto de Montenegro-RS. In: CONGRESSO Da SOBER, 53., 2015, Paraíba. Anais... Paraíba, 2015.

DEPONTI, C. M.; ENGEL, V.; AREND, S. C.O uso de tecnologias de informação e de comunicação (TICs) pela agricultura familiar no Vale do Caí: Projeto Piloto de Montenegro-RS. In: BIENAL DEL COLOQUIO DE TRANSFORMACIONES TERRITORIALES, 10., 2014, Córdoba. Anais..., Córdoba, 2014.

DEPONTI, C. M.; REYDEL, K. G. Tecnologias de informação e de comunicação (TICs): uma possibilidade de manutenção de jovens rurais no campo. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL – AÇÃO PÚBLICA E PROBLEMAS SOCIAIS EM CIDADES INTERMEDIÁRIAS, 2013, Lisboa. Anais... Lisboa, 2013.

DEPONTI, C. M. et al. Tecnologias de informação e de comunicação (TICs), agricultura familiar e desenvolvimento rural. In: COLOQUIO INTERNACIONAL – INOVAÇÃO TECNOLOGIA E CONHECIMENTO, 7., 2013, São Luiz Gonzaga. Anais... São Luiz Gonzaga, 2013.

ECKHARDT, M.; LEMOS, A. C. F. V. O impacto da tecnologia da informação e comunicação. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 20, set. 2007, p. 295-312. Edição Especial.

FELIPPI, A. T., DEPONTI, C. M, DORNELES, M. TICs na agricultura familiar: os usos e as apropriações em Regiões do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, v. 13, n. 1, p. 3-31, jan./abr. 2017. Disponível em:<http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/2727/569>. Acesso em: 25 maio 2017.

LEADER. As tecnologias de informação a serviço do desenvolvimento rural. Cadernos do Observatório, Bruxelas, n. 4, 2000.

LÜBECK, E. A exclusão digital e a apropriação da internet no contexto rural brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.

MARION, J. C.; SEGATTI, S. Sistema de gestão de custos nas pequenas propriedades leiteiras. In: MARION, J. C.; SEGATTI, S. Custos e @gronegócio on line, v. 2, n. 2, jul./dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2014.

MILLARD, J. et al. As tecnologias da informação ao serviço do desenvolvimento rural. Tradução de Andréia Roma. 4. ed. São Paulo: Leader, 2000.

OLIVEIRA, V. G.; DEPONTI, C. M.; AREND, S. C.O uso e a apropriação das tecnologias de inovação e de comunicação e sua correlação com o desenvolvimento regional no âmbito da agricultura familiar do Vale do Caí-RS-Brasil. In: SEDRES, 3., 2016, Blumenau. Anais..., 2016.

OLIVEIRA, V. G.; DEPONTI, C. M.A contribuição das universidades para o desenvolvimento regional: um estudo a partir da visão schumpeteriana de inovação e de desenvolvimento econômico In: SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE COOPERACIÓN PARA EL DESARROLLO Y LA INTEGRACIÓN REGIONAL, 8., 2015, Posadas. Anais... Posadas, 2015.

OLIVEIRA, V. G.; DEPONTI, C. M. A contribuição das universidades para o desenvolvimento regional: um estudo a partir da visão schumpeteriana de inovação e de desenvolvimento econômico. Colóquio: Revista do Desenvolvimento Regional, Taquara, v.13, n. 1, p. 75 - 88, 2016. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/view/380/318>. Acesso em: 6 jun. 2017.

PACIEVITH, P. Tecnologias de informação e comunicação. 2014. Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 6 jun. 2017.

PEDROSO, M.C. Uma metodologia de análise estratégica da tecnologia. Gestão & Produção, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 61-76, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v6n1/a05v6n>. Acesso em: 6 jun. 2017.

PELEGRINI, G.; GAZOLLA, M. A agroindústria familiar no Rio Grande do Sul: limites e potencialidades a sua reprodução social. Frederico Westphalen: Ed. da URI, 2008.

SILVEIRA, A. C. M. da (Org.). Divulgação científica e tecnologias de informação e comunicação. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2003.

SOUZA FILHO, H. M. S. et al. Agricultura familiar e tecnologia no Brasil: características, desafios e obstáculos. Brasília, DF: SOBER, [20--]. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2017.

SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

THORNTON, R. El agricultor, internet y las barreras a su adopción. In: THORNTON, R.; CIMADEVILLA, G. A extensão rural em debate: concepções, retrospectivas, mudanças e estratégias para o Mercosul. Buenos Aires: INTA. 2003. p. 323-345.

VIERO, V. C. Comunicação rural on-line: o modelo de monitoramento agrícola do Sistema Irriga da Universidade Federal de Santa Maria. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

VIERO, V; SOUZA, R. Comunicação rural on line: promessa de um mundo sem fronteiras – estudo de caso do modelo de monitoramento agrícola do Sistema Irriga da Universidade Federal de Santa Maria. CONGRESSO SOBER, 46., 2008. Rio Branco. Anais... Rio Branco: SOBER, 2008.

WAISELFISZ, J. J. Mapa das desigualdades digitais no Brasil: rede de informação tecnológica Latino Americana (RITLA). Brasília, DF: Instituto Sangari, 2007.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

DEPONTI, Cidonea Machado; KIST, Rosane Bernardete Brochier; MACHADO, Augusta. As inter-relações entre as TIC e a Agricultura Familiar. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 4–23, 2017. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/47. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo