A informática como ferramenta de inclusão: a experiência da Univasf com agricultores familiares.

Autores

  • Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Marcia Bento Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Luciana Souza Oliveira Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE)
  • Jaldo Pereira Lopes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

Inclusão digital, Agricultores familiares, Educação no e do campo, Informática, Alfabetização científica

Resumo

O objetivo desse relato é socializar vivências realizadas pela UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) sobre a inclusão de agricultores familiares na linguagem computacional por meio da alfabetização científica e ações integradas, levando em conta as dimensões ética, social, política, cultural, econômica e ambiental sustentável, através de processos educativos. A metodologia de ação contemplou o envolvimento de docentes e discentes da UNIVASF e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano na promoção e animação de estratégias participativas, capazes de contribuir para a construção do desenvolvimento territorial e o fortalecimento da agricultura familiar. A ênfase foi na pedagogia da prática, na geração e apropriação coletiva de conhecimentos, onde o ponto de partida foi a realidade e os saberes locais. Na prática, isso se traduziu no resgate da história, na identificação de problemas, no estabelecimento de prioridades e planejamento de ações para alcançar objetivos compatíveis com os interesses, necessidades e possibilidades dos resultados na replicabilidade das soluções encontradas para situações semelhantes em diferentes ambientes. Os resultados obtidos dão conta da viabilidade de trazer para o interior da academia as populações historicamente negligenciadas, para que haja a troca de saberes popular e científico, resultando daí, novas formas de ensinar e de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui doutorado em Desenvolvimento Sócioambiental pela Universidade Federal do Pará (2005). É professora Assistente da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando nos mestrados interdisciplinares Extensão Rural e Ciências da Saúde e Biológicas. Exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão desde 2011 na UNIVASF, gerenciando inúmeros projetos de desenvolvimento nas áreas de abrangência da UNIVASF. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na educação do campo, bem como, nas áreas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento territorial.É pesquisadora de produtividade do CNPq em Extensão inovadora.

Marcia Bento Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduada (1995) em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília; Mestre (2001) em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - EPM); Doutora (2006) em Cirurgia e Experimentação pela UNIFESP - EPM. Em 2011 recebeu o título de médica veterinária hiperbarista pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF - possui as seguintes funções e cargos: Professora Adjunta III, ministra aulas na Graduação (curso de Medicina Veterinária) e na Pós-Graduação (Ciências da Saúde e Biológicas/ e o em Extensão Rural); Membro do Centro de Recondicionamento de Computadores vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; Membro do curso de Especialização em Educação do Campo/PRONERA; Coordena o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGExR da Univasf, Interdisciplinar, nível Mestrado Profissional desde 2016 até o presente momento; Concebeu e criou o Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas - PPGCSB, Interdisciplinar, nível Mestrado Acadêmico durante o interstício de 2010 a 2012; Implantou e Coordenou o PPGCSB durante o período de 2012 a 2015; Foi Presidente Adjunta do Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa desde 2011 à 2015; Coordenou a Comissão de Ética no Uso de Animais de 2012 à 2015; Foi membro da equipe de pesquisadores do Centro de Manejo e Conservação da Fauna da Caatinga - CEMAFAUNA durante o período de 2008 a 2013. Sua expertise está vinculada as áreas de Ciências da Saúde e Agrárias com ênfase nos seguintes temas: anestesiologia, dor e terapia intensiva cirúrgica; cirurgia geral e do trauma; medicina da conservação; oxigenoterapia hiperbárica; ética e bioética; educação no e do campo.

Luciana Souza Oliveira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE)

Engenheira agrônoma, mestre em Fruticultura Irrigada e Doutora em Desenvolvimento Sócioambiental.Professora dos cursos de graduação em Agronomia nas disciplinas pós-colheira e Manejo de fruticultura.

Jaldo Pereira Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Tecnólogo em Análises de Sistemas, Mestrando em Extensão Rural e Diretor da TV CAATINGA. Produz vídeos e filmes para a UNIVASF e a TV Educativa.

Referências

ARROYO, M. G. Formação de educadores e educadoras do campo. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 2007.

BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes; EDUCS; EDUFSCAR, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n° 36/2001. Diretrizes Operacionais da Educação Básica para as Escolas do Campo. Brasília, DF, 2003. Disponível: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_36_de_04_de_dezembro_de_2001.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Referências para uma política nacional de educação do campo. Brasília, DF, 2004. Disponível em: . Acesso em 13 jun. 2017.

CALDART, R. S. Por uma educação básica do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G.; DALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação básica do campo. Petrópolis: Vozes, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MESZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

PASSADOR, C. S. A educação rural no Brasil: o caso da escola do campo do Paraná. São Paulo: Annablume, 2006.

SAVIANI, D. Educação: do censo comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 2005

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

RIBEIRO DE OLIVEIRA, Lucia Marisy Souza; MOREIRA, Marcia Bento; OLIVEIRA, Luciana Souza; LOPES, Jaldo Pereira. A informática como ferramenta de inclusão: a experiência da Univasf com agricultores familiares. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 50–65, 2017. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/42. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo