Automação dos processos de produção e controle para aumento de produtividade e redução de desperdícios na piscicultura

Autores

  • Renan Lacerda Zaccharias Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)
  • Rodrigo Vilela da Rocha Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Aquicultura, Arduíno, Sustentabilidade

Resumo

Diferentes processos na criação de peixes em cativeiro são responsáveis pela oneração e inviabilidade da implementação da atividade, neste sentido o projeto tem por objetivo desenvolver de maneira sustentável, eficiente e de baixo custo, soluções para essas dificuldades. A metodologia adotada foi um estudo teórico e qualitativo na criação de um protótipo que utilizará a plataforma Arduino, em conjunto de sensores específicos, para identificar e solucionar problemas de maneira automatizada. O projeto resultará no aumento da produtividade com reduções no desperdício de insumos e energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Lacerda Zaccharias, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

Possui graduação pela Universidade do Oeste Paulista(2011). Tem experiência na área de Administração.

Rodrigo Vilela da Rocha, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados - Faculdades Adamantinenses Integradas (2000), especialização em Computação Avançada - UNIVEM (2001) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professor na Universidade do Oeste Paulista, professor da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente e da Escola Técnica Estadual Amim Jundi. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes, atuando principalmente nos seguintes temas: redes, sistemas operacionais (linux), hardware, simulação e sistemas distribuídos.

Referências

ALMEIDA, F. O Bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ARDUINO. What is Arduino? Ivrea: ARDUINO, 2016. Disponível em: <https://www.arduino.cc/en/Main/Credits>. Acesso em: 13 out. 2016.

BAYER, Fernando Mariano; ECKHARDT, Moacir; MACHADO, Renato. Automação de Sistemas. 4. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011.

CYRINO, José Eurico Possebon et al. A Piscicultura e o ambiente – o uso de alimentos ambientalmente corretos em piscicultura. Revista Brasileira de Zootecnia. São Paulo, v. 39, supl. especial, p. 68-87, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

JUNIOR, Carlos Roberto da Silveira; ALVES, Alisson Rodrigues; CORREIA, Leandro Henrique. O uso do celular no monitoramento do ambiente de piscicultura. X Congresso Brasileiro de Agroinformática. Inhumas, p. 1-11, out. 2015.

MCROBERTS, Michael. Arduino básico. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2011.

OSTRENSKY, Antonio; BORGHETTI, José Roberto; SOTO, Doris. Aquicultura no Brasil: o desafio é crescer. Brasília: FAO, 2008.

OSTRENSKY, Antonio; BOEGER, Valter. Piscicultura: Fundamentos e Técnicas de Manejo. Guaíba: Agropecuária, 1998.

RENNA, Roberto Brauer di et al. Introdução ao Kit de Desenvolvimento Arduino. Niterói: Grupo PET-Tele, 2013.

SACCONI, L. A. Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa. São Paulo: Escala, 2011.

SILVA, Edgar Monteiro da; BATISTA, Pablo Diniz. Apresentação de uma ferramenta tecnológica para a caracterização elétrica de sensores de pH do tipo EGFET. Notas Técnicas. Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 1-7, 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

ZACCHARIAS, Renan Lacerda; DA ROCHA, Rodrigo Vilela. Automação dos processos de produção e controle para aumento de produtividade e redução de desperdícios na piscicultura. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 52–67, 2016. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/35. Acesso em: 18 abr. 2024.