Análise do processo comunicacional do informativo mensal de uma cooperativa do interior paulista

Juliana Correa Bernardes, Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani

Resumo


A informação é um elemento essencial para a tomada de decisão. No ambiente das organizações, ter acesso à informação torna-se decisivo para manter-se em condições de competitividade num mercado cada vez mais globalizado. Para o produtor rural, o acesso aos meios de comunicação, que lhes forneça dados que possibilitem uma tomada de decisão mais segura, torna-se fundamental. Nesse sentido as organizações, associações, governos e empresas particulares lançam mão de instrumentos de comunicação que possam munir o seu público-alvo de informações. No caso específico deste artigo, buscou-se analisar o conteúdo do informativo elaborado por uma cooperativa do interior paulista. O caminho metodológico deste trabalho seguiu a pesquisa exploratória-descritiva apoiado pela análise de conteúdo, utilizando para tanto o software Nvivo®. Notou-se que as barreiras comunicacionais presentes neste estudo têm possíveis características excludentes, podendo desfavorecer, principalmente, uma parcela significativa dos cooperados pertencentes à agricultura familiar, uma vez que estes também estão incluídos entre os públicos da cooperativa.

Palavras-chave


Processo comunicacional; Cooperativismo; Agricultura Familiar

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