Tecnologia de Informação e Comunicação na Agricultura: a utilização de dados no controle e produção

Autores

  • Beatriz Santos Bisi Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Cristina Toyoko Hashimoto Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Dados, Informação, Agricultura

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem proporcionado o acesso a dados e informações, principalmente com o advento da internet, e com isso tem provocado transformações na sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar como os dados podem auxiliar a agricultura no controle da produção, com a utilização de dados disponíveis em bases de dados governamentais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, coleta de dados em bases de dados governamentais e a realização do cruzamento desses dados utilizando o modelo computacional de redes neurais artificiais. Por fim, os resultados apresentados mostraram que os dados podem auxiliar na predição da produção agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Santos Bisi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda em Engenharia de Biossistemas pela Faculdade de Ciências e Engenharia - UNESP Campus de Tupã, com pesquisas na área da Ciências Agrárias, com ênfase na recuperação de solos, e na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. Tem experiência na área de Inteligência Artificial em específico Redes Neurais Artificiais para classificação de aspectos físicos e químicos do solo. Atualmente realiza pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo com o tema: Recuperação da Qualidade Física de um Latossolo com Pastagem e Estilosantes.

Cristina Toyoko Hashimoto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - linha de pesquisa: Informação e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) - Câmpus de Tupã. Já atuou em estudos sobre Gestão e Educação Ambiental, participando de projetos de pesquisa e extensão ( Iniciação Científica e Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista - REAP). Colaboradora do Projeto de Extensão Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF). Atualmente atua na área de Ciência da Informação.

Referências

BISI, B. S.; BONINI NETO, A.; BONINI, C. S. B. 2015. Redes Neurais Artificiais: Utilização do Algoritmo Retropropagação para Classificação de Grupos em Biossistemas, Parte 1: Introdução Teórica. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 11, p. 345-354.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

MENDES, C. I. C.; BUAINAIN, A. M.; FASIABEN, M. C. R. Heterogeneidade da agricultura brasileira no acesso às tecnologias da informação. Espacios, v. 35, n. 11, 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2016.

MOREIRA, F. M.; Tecnologias da web semântica para a recuperação de dados agrícolas: um estudo sobre o international information system of the agricultural science and technology (AGRYS). Em Questão, v. 21, n.1, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50317/33628>. Acesso em: 23 out. 2016.

SANT’ANA, R.C.G.; BONINI NETO, A. Análise de dados sobre produção de leite: uma perspectiva da Ciência da Informação. Informação e Tecnologia. v. 1, n. 1, jan/jun, 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/itec/article/view/19493/10863>. Acesso em: 23 out. 2016.

SILVA, I. A. F. Aplicações de Redes Neurais e NeuroFuzzy em Engenharia Biomédica e Agronomia. 2014, 80 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, 2014.

TAFUNA´L, Faumuina, MARU, Ajit. ICTs improving family farming. ICT update. Building resilience for family farming. Issue nº

September 2014. Disponível em: <http://ictupdate.cta.int/Regulars/Guest-editor/ICTs-improving-familyfarming/%

%29/1409243681>. Acesso em: 02 mar. 2015.

VENTURIERI, A.; SANTOS, J. R. Técnicas de classificação de imagens para análise de cobertura vegetal. In: Assad, E. D; Sano, E.E. Sistema de informações geográficas. Aplicações na agricultura. 2 ed., Brasília: Embrapa – SPI/ Embrapa – CPAC, 1998, p. 351-371.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

BISI, Beatriz Santos; HASHIMOTO, Cristina Toyoko. Tecnologia de Informação e Comunicação na Agricultura: a utilização de dados no controle e produção. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 95–106, 2016. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/30. Acesso em: 16 abr. 2024.