A apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação pela Agricultura Familiar: em foco a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Autores

  • Diana Vilas Boas Souto Aleixo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Jacquelin Teresa Camperos Reyes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Júlia Maria Defavari Sarto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Thais Modeneis Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Tecnologias de Informação e Comunicação, Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Resumo

O trabalho comenta aspectos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural sob a perspectiva da apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação pela agricultura familiar. Desta forma, o estudo teve como objetivo identificar de que maneira a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural proporciona o acesso do agricultor familiar às Tecnologias de Informação e Comunicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A análise realizada permitiu refletir sobre o processo de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação na agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Vilas Boas Souto Aleixo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Marília). Mestre em Ciência da Informação (2014) e graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Colaboradora no Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) desde 2016, editora da Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (ReCoDAF). Atuou como docente nos cursos de graduação de Arquivologia, Biblioteconomia e Secretariado Executivo , e Especialização do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, trabalha como consultora independente em gestão e organização de arquivos.

Jacquelin Teresa Camperos Reyes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista UNESP (Marília-SP), especializada em Alta Gerencia pela Universidad Libre (Cúcuta-Colombia), graduada em Engenharia de Sistemas pela Universidad Francisco de Paula Santander (Cúcuta-Colômbia). Bolsista do programa OEA-Grupo Coimbra de Universidades de Brasil. Ampla experiência em processos de implantação e gestão de sistemas de informação focados em faturação e estatísticas para instituições de saúde, e gestão de informação do Sistema de Segurança Social. Experiência docente em modelagem de banco de dados na Universidad Francisco de Paula Santander (Colômbia), Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação no Servicio Nacional de Aprendizaje SENA (Colômbia). Experiência na formulação de projetos de pesquisa aplicada no Servicio Nacional de Aprendizaje SENA (Colômbia). Avaliadora da Rede Colombiana de Semilleros de Investigación REDCOLSI. Certificada em Competência Laboral para Integrar as TIC nos Processos de Ensino pelo SENA. Membro do Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar CODAF da UNESP de Tupã-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação GPNTI da UNESP de Marília-SP, na linha Informação e Tecnologia, as temáticas Dados Abertos e Representação de dados no domínio governamental.

Júlia Maria Defavari Sarto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda no Administração pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Tupã, São Paulo).

Thais Modeneis, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Thaís Fernandes Modeneis, formada no curso de Técnico em Serviços Jurídicos na Instituição Centro Paula Souza de Ilha Solteira/SP , trabalhou no Fórum e na Câmara Municipal de Ilha Solteira/SP como Jovem Aprendiz (mirim), também trabalhou por um mês cobrindo férias de uma funcionária do Espaço CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Atualmente está cursando Administração (diurno) na UNESP de Tupã/SP.

Referências

ABRAMOVAY, R.; MORELLO, T. F. A democracia na raiz das novas dinâmicas rurais brasileiras. International Conference Dynamics of Rural Transformations in Emerging Economies, April 14, 2010, New Delhi, India.

BORILLI, S. P.; DONIN, J. C. Inovação sócio-tecnológica de gestão na agricultura familiar para inserção no mercado: um estudo no município de Toledo-PR. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, Umuarama, v. 10, n. 2, p. 291- 314, jul./dez.,2009.

BRASIL. Senado Federal. Serviço de extensão rural está presente no campo há mais de 50 anos. 200-. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/noticias/agencia/quadros/qd_063.htm>. Acesso em: 01 dez. 2016.

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.171, e 17 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política agrícola. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 18 jan. 1991. Seção 1, p. 1330.

BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 jul. 2006.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília: MDA/SAF/DATER, 2007.

BRASIL. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). 2016a. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-captec/pol%C3%ADtica-nacional-de-assist%C3%AAncia-t%C3%A9cnica-e-extens%C3%A3o-rural-pnater>. Acesso em: 01 dez. 2016.

BRASIL. Decreto-lei nº 8.865, de 29 de setembro de 2016. Transfere a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário para a Casa Civil da Presidência da República e dispõe sobre a vinculação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. 2016b. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 30 set. 2016, p. 10.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Coordenação de Fomento à Ater. 2016c.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Coordenação de Formação de Agentes de Ater. 2016d.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Coordenação do Sistema Brasileiro Descentralizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sibrater). 2016e.

CRUZ, S. M. S. et al. Technological Management of Small Crops Through Mobile Apps and Precision Agriculture. In: Proceedings of the annual conference on Brazilian Symposium on Information Systems: Information Systems: A Computer Socio-Technical Perspective-Volume 1. Brazilian Computer Society, 2015.

GRISA, C; SCHNEIDER, S (Org.). Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural no Brasil. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

SCHMITTER, Philippe C.. Reflexões sobre o conceito de política. Revista de Direito Público e Ciência Política, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 45-60, mar. 2016. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rdpcp/article/view/59651/57996>. Acesso em: 01 dez. 2016.

SOUZA FILHO, H. M. et. al. Agricultura Familiar e Tecnologia no Brasil: características, desafios e obstáculos. In: XLII Congresso Da Sociedade Brasileira De Economia E Sociologia Rural, 2004, Cuiabá – MT. Anais... Cuiabá: 2004.

ZUIN, B. L. F.S.; ZUIN, P.; MANRIQUE, M. A. D. A comunicação dialógica como fator determinante para os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem na capacitação rural: um estudo de caso em um órgão público de extensão localizado no interior do Estado de São Paulo. Ciência Rural, v. 41, n. 5, 2011.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

ALEIXO, Diana Vilas Boas Souto; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; SARTO, Júlia Maria Defavari; MODENEIS, Thais. A apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação pela Agricultura Familiar: em foco a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 81–94, 2016. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/29. Acesso em: 18 abr. 2024.