A gestão do conhecimento por estudantes com famílias de produtores rurais

Renata Pinheiro, Cassia Regina Bassan de Moraes

Resumo


O objetivo da pesquisa é verificar, dentre os estudantes da ETEC Paulo Guerreiro Franco, se os conhecimentos tecnológicos adquiridos ao longo do curso são repassados aos seus familiares pertencentes ao eixo rural, seja nas famílias com a produção do próprio sustento ou naquelas que se beneficiam da gestão produtiva com a Agricultura Familiar. A metodologia consiste em uma Revisão Bibliográfica e uma Pesquisa Descritiva. A técnica utilizada para coleta dos dados foi o uso de questionário, aplicados na terceira série do Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Os resultados demonstram que o ensino por competências agrega positivamente na formação do profissional.

Palavras-chave


Conhecimento; Ensino por Competências; Gestão da Informação; Recuperação dos dados

Referências


ATUALIZAÇÃO da proposta de currículo por competência para o Ensino Médio do Centro Paula Souza. Equipe do Ensino Médio: Cetec Capacitações, 2011, 65 p. Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/cursos/ens_medio.pdf. Acesso em: 04 set. 2019.

DOYLE, T. Privacy, obfuscation, and propertization. IFLA Journal, New York, v. 44, p.229-239, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0340035218778054. Acesso em: 24 ago. 2019.

FAYET-SCRIBE, S. Você conhece Suzanne Briet? Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, DF, v. 11, n. 3, p. 805-815, 2019. Disponível em: https://10.26512/rici.v11.n3.2018.10365. Acesso em: 30 ag. 2019.

NHACUONGUE, J. A.; FERNEDA, E. O campo da ciência da informação: contribuições, desafios e perspectivas. Perspectivas em Ciência da Informação, v.20, n.2, 2015, p.3-18. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1932. Acesso em: 02 set. 2019.

MORIN, E. O método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 1999. 288 p.

RODRIGUES, F.; SANT’ANA, R. C. G.; FERNEDA, E. Análise do processo de recuperação de conjuntos de dados em repositórios governamentais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 38-56, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p38-56. Acesso em: 21 jul. 2019.

SANT’ANA, R. C. G. Ciclo de vida dos Dados: Uma perspectiva a partir da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 2, p. 116-142, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p116. Acesso em: 02 set. 2019.

SÃO PAULO. Centro Paulo Souza. Cursos técnicos integrados ao ensino médio. São Paulo, c2014 Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/cursos/etec/integrados.asp. Acesso em: 02 set. 2019.

SÃO PAULO. Centro Paulo Souza. ETEC Paulo Guerreiro Franco. São Paulo, c2014b. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/escolas/marilia/etec-vera-cruz-paulo-guerreiro-franco.asp. Acesso em: 03 set. 2019.

SÃO PAULO. Centro Paulo Souza. Gestão Participativa. São Paulo, [201-]. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/gestao-participativa/. Acesso em: 02 set. 2019.

SÃO PAULO. Centro Paulo Souza. SOBRE o Centro Paula Souza. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/. Acesso em: 01 set. 2019.

VALENTIM, M. L. P.; JORGE, C. F. B.; CERETTA-SORIA, M. G. Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, p. 207-23, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Apresentação | Template para submissão de trabalhos | Expediente | Foco e Escopo | Políticas de Seção | Política de Acesso Livre | Política de Privacidade | Processo de Avaliação pelos Pares | Periodicidade | Declaração de Direito Autoral | Diretrizes para Autores | Normas para Publicação | Submissões Online | Corpo Editorial | Contato | Patrocínio da revista | Mapa do Portal